Continua depois da publicidade
Aprimorar e conhecer novas técnicas para concorrer às oportunidades profissionais e aumentar as chances de empregabilidade. Essas são algumas das características do Time do Emprego, programa coordenado pela Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que atendeu 2.479 pessoas, de 51 cidades, no primeiro semestre deste ano.
Destaque para as mulheres – 1620 contra 859 homens. Do montante de participantes, 923 conseguiram emprego após participarem dos encontros semanais. Foram 116 turmas formadas. “As pessoas enxergam novas possibilidades e aprendem a se comportar, se expressar melhor nos processos seletivos. Assim, elas passam a acreditar mais no seu potencial”, afirma o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais.
De acordo com a coordenadora do programa, Françoise Antunes, o plano é atingir mais municípios até o final do ano. “Queremos intensificar ações para o desenvolvimento deste trabalho e acompanhar de perto a atuação dos times na Capital e no interior do Estado, priorizando sua excelência”, conta.
O programa orienta e capacita o cidadão, a partir dos 16 anos, na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. As turmas, de até 30 participantes, funcionam como equipes na troca de experiências e aprendizado. Durante 12 encontros – um por semana, 3 horas de duração cada –, os facilitadores promovem dinâmicas e atividades. Entre outros temas, produção de currículo, postura na entrevista, qualidades pessoais e noções de empreendedorismo. Mais de 25 mil pessoas foram atendidas desde 2001.
Continua depois da publicidade
Vida profissional iniciada
Depois de concluir o ensino médio, Yanne Costa, de 17 anos, que mora com a mãe na Zona Oeste de São Paulo, participou do Time do Emprego. “Aprendi muito, e isso contribuiu para que eu me destacasse na dinâmica e conseguisse ser aprovada como vendedora em uma loja de calçados no centro da cidade”, revela.
Continua depois da publicidade
A atuação do programa também fez a diferença na vida do pernambucano Cristiano Pereira, 25, pai de uma menina de dois anos. Ele se mudou para a capital paulista para conseguir novas oportunidades e maior conforto a sua família. O jovem demonstra gratidão ao relatar sua experiência com o programa. “No Time (do Emprego), melhorei meu conhecimento e aprendi a interagir com as pessoas. Consegui uma vaga como armador de ferragens, e estou confiante que este é apenas o início”, diz.
Cidades contempladas
Baixada Santista - Mongaguá/Peruíbe/São Vicente
Continua depois da publicidade
Botucatu - São Manuel
Sorocaba - Ibiúna/Itapetininga/Salto/São Roque/Sorocaba
São José dos Campos - Ilhabela
Continua depois da publicidade
Campinas - Atibaia/Indaiatuba/Jaguariúna/São José do Rio Pardo
Ribeirão Preto - Ribeirão Preto/Serrana
Bauru - Agudos/Bauru/Lençóis Paulista
Continua depois da publicidade
São José do Rio Preto - Santa Adélia / Votuporanga
Araçatuba - Araçatuba
Presidente Prudente - Narandiba
Continua depois da publicidade
Marília - Bastos/Marília/Ourinhos/Paraguaçu Paulista/Tupã
Araraquara - Américo Brasiliense/Itápolis/São Carlos
Piracicaba - Brotas/Capivari/Cordeirópolis/Iracemápolis/Leme/Limeira/Piracicaba/Rio Claro/São Pedro
Continua depois da publicidade
SP OESTE - Cotia/ Embu Guaçu
SP LESTE - Ferraz de Vasconcelos/Guararema/Itaquaquecetuba/Mogi das Cruzes/Poá/Suzano
SOP NORTE - Arujá
Continua depois da publicidade
SP SUL - Santo André
Capital - Itaquera/Centro