Mais de 2,5 mil atendimentos (para um total de 1.276 pessoas) foram realizados no Retoma SP, durante esta sexta-feira (5) / DIVULGAÇÃO
Continua depois da publicidade
Mais de 2,5 mil atendimentos (para um total de 1.276 pessoas) foram realizados no Retoma SP, durante esta sexta-feira (5). O evento na Praça Mauá, Centro de Santos, teve 8h de duração e contou com ofertas de emprego e serviços aos moradores da Baixada Santista. Autoridades do Governo do Estado e da região também estiveram presentes.
Durante o evento, o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, anunciou a liberação de R$ 16 milhões destinados à região administrativa da Baixada Santista, distribuídos em diversos programas que compõem o Retoma SP, em especial o Bolsa do Povo Trabalho, Bolsa do Povo Empreendedor, disponibilização de microcrédito do Banco do Povo e vagas de qualificação no Empreenda Rápido.
Continua depois da publicidade
Garcia também anunciou a instalação de novos equipamentos estaduais na região, sendo uma unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) em Santos, um Centro de Longevidade Ativa em Cubatão e dois novos postos do Poupatempo para Mongaguá e Peruíbe. Além disso, realizou a entrega simbólica de vouchers dos programas vinculados ao Bolsa do Povo, que dispõe de 15 mil beneficiários na Baixada Santista.
"Essa é a hora do Governo ajudar quem precisa, dar oportunidade. É hora de mostrar que as escolhas que foram feitas no combate à pandemia estão dando resultado. É uma retomada não só da economia, mas da esperança de dias melhores", disse o vice-governador.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
SERVIÇOS
Foram diversos estandes com oportunidades de microcrédito do Banco do Povo, vagas de emprego pelo PAT, crédito pelo DesenvolveSP, Empreenda Rápido e Empreenda Mulher, cursos de qualificação Novotec e Via Rápida, Bolsa do Povo (Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor e SP Acolhe) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
Continua depois da publicidade
Os serviços da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e do Sebrae-SP também foram colocados à disposição dos munícipes, assim como 150 serviços digitais do Poupatempo, 4 mil cartões Vale Gás, orientações e ofertas InvestSP, além de universidades como Unesp e Univesp.
Serviços municipais também estavam presentes, com informações a respeito dos equipamentos do Departamento de Cidadania (coordenadorias da Infância e Juventude, Diversidade Sexual, Pessoa com Deficiência e Assistência Jurídica Gratuita), da Secretaria Municipal de Governo. Além disso, houve degustação de brigadeiro.
"O Retoma SP é um presente para todos os munícipes da Baixada Santista nesse momento de retomada econômica. É hora de retomar tudo aquilo que nós tínhamos, nosso emprego, renda, nossa vida. É o novo normal que conquistamos com luta intensa e priorizando as pessoas", declarou o prefeito Rogério Santos.
Continua depois da publicidade
O Retoma SP é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da InvestSP (Agência Estadual de Promoção de Investimentos e Competitividade) e da Prefeitura de Santos.
Santistas aproveitaram as oportunidades
A auxiliar de classe Andreia da Silva Santana, de 48 anos, mora no Morro São Bento e ficou sabendo do evento pelas redes sociais da Prefeitura. "Embora eu esteja trabalhando, é sempre bom dar uma olhada em novas oportunidades". Apesar de não ter conseguido o encaminhamento para uma entrevista de trabalho, ficou interessada nos cursos do Empreenda Rápido. "É uma iniciativa muito boa, estávamos todos precisando disso".
Continua depois da publicidade
Formada em hotelaria, a moradora do Embaré Regina Assis, 45, compareceu ao evento em busca de recolocação profissional, mas também se interessou pelos cursos. "É uma oportunidade e tanto para quem está tentando voltar ao mercado de trabalho. Deveria ter mais desses na Baixada". Ela estava confiante. "Espero sair empregada ou pelo menos com um encaminhamento em mãos".
Já a moradora do Chico de Paula e aposentada Ivanice Bastos Andrade, de 54, veio apenas acompanhando o filho que também está na busca por um novo emprego. "Ele está desempregado há quase 2 anos. Já estava difícil antes da pandemia, mas com ela piorou, nem bico ele estava conseguindo". Com esperança, disse que espera "que todos saiam empregados e satisfeitos". "Precisamos voltar às nossas vidas".
Continua depois da publicidade