Emprego
Inscrições para o processo seletivo já estão abertas; número de vagas oferecidas era quatro e agora subiu para dez. Médicos residentes atuarão nos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). Serão disponibilizadas dez vagas para o próximo ano e os interessados podem se inscrever para a seleção até dia 22 de dezembro. Os médicos residentes atuarão nos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde, cumprindo carga de 60 horas semanais, sendo 80% prática e 20% teórica. A bolsa mensal é no valor de R$ 9.700, paga pelo Município, Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) e Ministério da Saúde.
A prova será aplicada em 8 de janeiro, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá, à Rua Quinto Bertoldi, 40 – Vila Maia. Os médicos graduados, em processo de especialização prática e teórica, devem efetuar as inscrições no site da Prefeitura. O Programa é de responsabilidade da Comissão de Residência Médica do Município de Guarujá (Coreme), sob a coordenação da equipe de Educação Permanente em Saúde da Secretaria (EPS).
Continua depois da publicidade
Os médicos residentes atuarão diretamente nas 15 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da rede municipal. A residência foi sancionada pela Lei Municipal 4854, de 6 de novembro de 2020. As atividades tiveram início este ano, com quatro residentes prestando atendimento nas Usafas, com apoio da Unoeste Medicina, via Coapes, aprovado pela Lei do Programa "Mais Médicos".
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A equipe de Educação Permanente em Saúde pontua que, com dois anos de duração, o curso tem como objetivo preparar o profissional para atender na Atenção Primária em Saúde, como um especialista capaz em lidar com problemas relevantes da população.
Durante o processo de formação do residente, existe a previsão de desenvolvimento de projeto aplicativo em benefício da comunidade em que está vinculado como trabalho de conclusão de curso. A orientação dos residentes é feita pelo preceptor, que é um médico experiente e que trabalha 40 horas semanais na mesma Usafa que o residente. A supervisão cuida da rotina prática e faz o acompanhamento pedagógico junto com os docentes e a secretaria acadêmica, que atua junto ao Ministério da Saúde e da Educação.
Os médicos residentes passam por diversas especialidades ao longo do curso como gineco-obstetrícia, pediatria, urgência e emergência, cardiologia, pequenas cirurgias, entre outras, onde contam com tutores especialistas do Município.
Continua depois da publicidade
De acordo com a avaliação da equipe de EPS, a experiência do primeiro ano de residência em Guarujá deixa notória a qualificação no atendimento prestado pelos profissionais, além do acolhimento pela rede pública de saúde e população atendida. A Educação Permanente em Saúde revela que a Prefeitura tem interesse em absorver os futuros especialistas em Medicina de Família e Comunidade após o seu processo de formação, para aprimorar a cada dia o atendimento e valorizar o profissional médico para construção do Sistema Único de Saúde, com maior qualidade e equidade.
Continua depois da publicidade