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Pleno emprego. Mais de 61,2 mil cidadãos admitidos entre janeiro e novembro deste ano. Aumento de 11,2% se comparado com o ano passado inteiro. Esses são os números registrados nos 250 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) espalhados por todo o Estado, por meio do programa Emprega São Paulo/Mais Emprego.
O crescimento na intermediação de mão de obra (IMO) reflete o crescimento de alguns setores. Segundo a Coordenadoria de Operações (COP) da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), serviço e comércio foram os que mais contrataram, com 32.478 e 13.020 admições, respectivamente.
Quando o assunto são as vagas oferecidas, o crescimento também é expressivo: 29,5% no comparativo com 2012. Foram 541,2 mil de janeiro a novembro deste ano, contra 417,9 mil no decorrer do ano passado. Destaques para alimentador de linha de produção, vendedor, atendente e porteiro.
“Hoje, a situação é diferente. O pleno emprego no Estado de São Paulo dá possibilidade (ao cidadão) de avaliar e, muitas vezes, até decidir onde quer trabalhar”, analisa o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais.
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Sobre a perspectiva para a geração de emprego em dezembro, o coordenador interino de Operações da SERT, Wagner Leite, afirma que “o período oferece uma grande quantidade de vagas, principalmente aquelas de perfil temporário”. “Considerando a quantidade de vagas cadastradas durante este ano, estimamos um cadastramento em torno de 60 mil vagas neste mês”, emenda.
Mudança de vida com a conquista do emprego
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“Voltar ao mercado de trabalho fazendo o que gosta”. Assim, o borracheiro Daniel Vicente, 51, define a conquista do emprego, ocorrida no final de outubro, em uma empresa de coleta lixo. Depois de mais de um ano desempregado, Vicente, casado e pai de três filhos, foi encaminhado pelo PAT Barra Funda para o processo seletivo.
Hoje, o borracheiro se diz “maravilhado” por exercer a profissão que gosta. “Trabalho das 06h às 14h20. Atuo com a manutenção dos pneus dos caminhões. Reparo, troco e calibro”, resume.
Capacitação: 75 cidades beneficiadas
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Melhorias no atendimento à população. Neste ano, a COP promoveu treinamento junto a 220 funcionários dos Postos gerenciados pela pasta. Destes, 134 durante o segundo semestre.
Durante a capacitação, foram abordados os serviços e programas da SERT, captação e atualização de vagas, além da convocação dos cidadãos. “A captação é o ‘coração’ dos PATs, através desse serviço o cidadão tem a oportunidade de estar no mercado de trabalho”, ressalta Simone Barros, supervisora de treinamento dos Postos.
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