Emprego

Como se sair bem no trabalho temporário?

Segundo especialista, garantir a contratação exige dedicação, talento e, acima de tudo, bom senso – já que a maioria dos profissionais é demitida pelas atitudes

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/11/2013 às 17:38

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Fim de ano se aproximando, mercado aquecido, contratações temporárias à vista. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o varejo deve abrir 135.450 vagas temporárias para as vendas de final de ano no país.

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Se por um lado a boa notícia dá oportunidades àqueles que estão desempregados, por outro, exige determinação daqueles que pretendem transformar a vaga temporária em um trabalho efetivo.

Para o consultor em Gestão de Pessoas, Eduardo Ferraz, muitos profissionais perdem oportunidades não pela falta de talento, mas por más atitudes. “As pessoas com pouca inteligência emocional têm um autoconhecimento limitado, e esse é o maior problema, pois têm dificuldades em avaliar o impacto que seus comportamentos causam nos demais”, afirma.

Autor do livro "Seja a pessoa certa no lugar certo”, Eduardo é categórico: “a grande maioria dos profissionais são demitidos por suas atitudes, e não pela falta de conhecimentos técnicos. É preciso, antes de tudo, que percebamos qual o efeito de nossas ações sobre as pessoas no ambiente de trabalho. Ser exigente é diferente de ser mal educado, ser gentil é diferente de ser submisso. Para isso, é essencial ficar atento os feedbacks recebidos, seja de um superior, um subordinado ou de colegas”.

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“Se prestarmos atenção, perceberemos que a maioria das demissões tem mais relação com atitudes inadequadas”, reafirma o especialista. Para quem quer garantir uma boa vaga neste final de ano, aqui estão algumas dicas do consultor:

Segundo pesquisa da Alshop, o varejo deve abrir 135.450 vagas temporárias para as vendas de final de ano no país (Foto: Jonas de Morais/DL)

1- Reforce suas atitudes positivas

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O que gera uma boa reputação profissional é o efeito acumulado de suas atitudes positivas. Se você, além de usar suas características de personalidade mais marcantes praticar boas atitudes no dia a dia, construirá um patrimônio moral de grande valor. Algumas atitudes como disposição, pontualidade, proatividade e profissionalismo são extremamente valorizadas.

2- Identifique seus pontos fortes

Ser exigente, desconfiado, perfeccionista, falante, ou qualquer comportamento que, socialmente é visto como inadequado, pode se tornar um ponto forte se você o utilizar na carreira certa. Ser desconfiado pode ser um talento, por exemplo, se a pessoa trabalhar em uma posição em que desconfiar seja um pré-requisito, como no caso de um auditor.

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3 – Neutralize seus pontos limitantes

Pontos limitantes são pontos fracos que estão prejudicando muito sua carreira e que, por isso, deveriam ser neutralizados ou atenuados para que seus pontos fortes possam aparecer com mais intensidade. Alguns pontos limitantes como apatia, procrastinação, aversão aos estudos, pessimismo, descompromisso e antipatia atrapalham a carreira de qualquer pessoa.

4- Posicione-se onde você rende mais

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Procure trabalhos onde você possa utilizar seus principais pontos fortes na maior parte do tempo.

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