Educação
Serão aplicadas avaliações de língua portuguesa, matemática, redação, história e geografia. Tanto para as escolas estaduais quanto para as municipais, as provas são custeadas pelo Governo do Estado
Continua depois da publicidade
Estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares realizam as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) nesta terça-feira, 26, e na quarta-feira, 27. Neste ano, cerca de 2,5 milhões de alunos devem passar pelo exame, o maior número desde a sua criação em 2008.
De acordo com a Secretaria de Segurança, o motivo para o recorde é a nova meta etária de alfabetização. O objetivo é que os alunos aprendam a ler e escrever aos 7 anos de idade - mais cedo do que o estipulado no País, que define a idade de 8 anos. Por isso, o Saresp será aplicado também aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Até então, a avaliação era voltada para os 3º, 5º, 7º, 9º anos, além da 3ª série do Ensino Médio.
Serão aplicadas avaliações de língua portuguesa, matemática, redação, história e geografia. Tanto para as escolas estaduais quanto para as municipais, as provas são custeadas pelo Governo do Estado. Já as instituições privadas arcam com os custos.
"O Saresp é uma avaliação anual cujo objetivo é diagnosticar, para a administração, todos os resultados que estão sendo trazidos por conta das ações da gestão pedagógica", explica o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Continua depois da publicidade