33 escolas de Santos, situadas em edificações antigas, estão passando por adequação / Rogerio Bomfim/PMS
Continua depois da publicidade
Candinha Ribeiro (Jabaquara), Laurival Rodrigues (Morro Nova Cintra), Hilda Rabaça (Chico de Paula), Hilda D'Onofre Papa (Rádio Clube) e Sandra Cristina (Bom Retiro). Estas são as cinco escolas municipais que já receberam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Elas fazem parte de um grupo de 33 unidades de 19 bairros santistas que estão passando por adequação.
Santos tem 86 escolas municipais. As 33 que estão passando por adequação são edificações antigas que precisam ser atualizadas para atender aos novos requisitos de segurança do Decreto Estadual em vigor, o nº 63.911.
Continua depois da publicidade
O engenheiro Luiz Marcos Albino, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), explica que de acordo com o decreto, conforme a área construída, o tipo de ocupação e a população, o nível de exigência vai desde os estruturais, que são extintores, sinalizações de rota de fuga, até os não estruturais, que se baseiam na orientação das equipes para utilização dos equipamentos.
MAIS QUATRO ESCOLAS
Continua depois da publicidade
Em outras quatro unidades municipais de ensino (UMEs), Anizio Bento (Areia Branca), Nelson de Toledo Piza (Saboó), Noel Gomes Ferreira (Caruara) e João Ignácio (Rádio Clube), equipamentos de proteção e combate a incêndio foram instalados e vistoriados. A Prefeitura aguarda a emissão do AVCB que será feita pelo Corpo de Bombeiros.
"As próximas escolas programadas para receber os equipamentos são a Gota de Leite (Vila Mathias), Maria Luiza Simões Ribeiro (Saboó), Cláudia Helena (Santa Maria), Darcy Ribeiro (Vila Mathias) e Cidade de Santos (Embaré)", informa o engenheiro Luiz Marcos. "As unidades estão complementando exigências dos Bombeiros para a obtenção da AVCB".
A obra de adequação de 33 escolas para receber o AVCB começou em 30 de novembro do ano passado e tem prazo de 12 meses para ficar pronta. Os serviços que visam melhorar a segurança das escolas são realizados com o mínimo de impacto possível para a vida escolar desses alunos.
Continua depois da publicidade
RECURSOS
As adequações estão sendo executadas pela Construtora Ferreira Marques, empresa vencedora da licitação com o valor de R$ 501 mil, incluindo material, mão de obra e equipamentos. Os recursos são do Município e de convênios federais e estaduais.
A empresa contratada é responsável pelos testes de verificação dos aparelhos, bem como das instalações hidráulicas, elétricas e outros que forem necessários. Deverá reunir toda a documentação necessária, recolher taxas e efetuar o trâmite burocrático para a obtenção do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.
Continua depois da publicidade
Confira a relação das 33 escolas que estão passando por adequação:
UNIDADE ESCOLAR/LOCAL/BAIRRO