Educação

'Projeto Famílias em Rede' aproxima famílias da comunidade escolar em Guarujá

Pais responderam questionário apontado quais temas gostariam de receber informações por meio de rodas de conversa com especialistas

Da Reportagem

Publicado em 22/10/2022 às 19:50

Compartilhe:

Divulgação/PMG

Com o objetivo de fortalecer a relação entre escola e família, a Prefeitura de Guarujá implantou na rede municipal de ensino infantil, o Projeto “Famílias em Rede”. Nele, pais ou responsáveis participam de rodas de conversa com especialistas. Para isso, a Secretaria de Educação (Seduc) formulou questionário enviado pela escola, em que os pais apontam quais temas têm interesse em receber informações detalhadas, através de um especialista.

A proposta está articulada em parceria a uma rede de apoio da municipalidade. Entre os profissionais que compõem a Equipe Multidisciplinar estão assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos e Fonoaudióloga. A iniciativa é da Seduc, por meio da Equipe Multidisciplinar, em conjunto com gestores das unidades de ensino, demais secretarias municipais e outros serviços de apoio.

A coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Seduc, a assistente social, fala sobre o objetivo do Projeto. “Queremos promover esse vínculo através da construção de um espaço de troca, reflexão e de escuta entre pares, para desenvolver o senso crítico de transformação, de mobilização conscientizando-os enquanto sujeito da sua própria história”.

Elaborado pouco antes da pandemia, o Projeto Famílias em Rede começou a ser desenvolvido na rede municipal ainda este ano, com a função de reaproximar o vínculo (famílias do contexto escolar) que o período pandêmico afastou. O programa acontece de forma piloto nas escolas municipais de Educação Infantil Catarina de Oliveira Salgado (Balneário Guarujá), Augusto Antunes Correa (Jardim Boa Esperança) e no Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Groussier Magri (Morrinhos).

Na Escola Catarina Salgado teve bate-papo sobre nutrição

Um dos encontros aconteceu na Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado (Balneário Guarujá), no último dia 19. A unidade de Educação Infantil trouxe o tema alimentação e realizou roda de conversa com aproximadamente 15 pais. Todos puderam tirar dúvidas com a nutricionista da Seduc.

Na ocasião, a profissional abordou transição nutricional e mudança do comportamento alimentar. A nutricionista disse ainda que o bate-papo visa fazer com que os pais possam melhorar a alimentação das crianças evitando açúcar, gorduras ou conservantes. “Antes a prevalência na sociedade era a desnutrição. Hoje é obesidade. Na escola, a alimentação fornecida é de qualidade, mas é preciso que os pais mantenham isso em casa”, apontou.

Luciete Targino de Souza comenta que as filhas não comem coentro, pimentão e cebola. “Achei uma maravilha esse momento, pois vai me ajudar com minhas filhas, porque elas só comem verduras ou legumes desde que passados no liquidificador”. Quem também abraçou o Projeto foi Mônica dos Santos Costa, mãe de aluno da escola. “Fiz questão de participar, porque dois dos meus cinco filhos são enjoados com alimentação”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Motoristas têm dificuldade até a Capital; veja trechos

De acordo com informações da Ecovias, o Sistema Anchieta-Imigrantes tem 8 km de congestionamento

Cotidiano

Medo do trânsito? Veja as condições da saída de Praia Grande

O Diário do Litoral utiliza aplicativos de monitoramento do trânsito, como o Waze, para te atualizar sobre o fluxo de veículos na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter