Educação

Professores de Santos se classificam para etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Cenpec, organização sem fins lucrativos que busca a equidade e a qualidade da educação pública

Da Reportagem

Publicado em 02/10/2021 às 11:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Divulgação/Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

Dois professores da rede municipal de ensino de Santos estão classificados para a etapa estadual da 7ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa. Os trabalhos foram escolhidos entre 22 apresentados na etapa municipal, da qual participaram professores da disciplina na rede pública de Santos, de escolas de 5° ao 9° ano – do ensino fundamental - e de 1° ao 3° ano do ensino médio. Os trabalhos escolhidos foram desenvolvidos nas escolas José Carlos de Azevedo Jr (São Manoel) e na Monte Cabrão (Área Continental).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na escola que fica na Zona Noroeste, a professora Ana Luzia de Oliveira trabalhou o gênero Crônica, com alunos dos 8° e 9° anos. Concorrendo com o relato 'Fala e escrita', ela levou aos alunos a conhecerem a crônica 'Regras para andar de bonde', escrita em 1883 por Machado de Assis. A leitura levou à análise da linguagem da época, o tema, as personagens, o tom da escrita, cenário e vocabulário. Para a professora, a participação na olimpíada foi resultado de superação de desafios. "Diante de diversas dificuldades do ensino na pandemia foi gratificante ver o envolvimento dos alunos que se empenharam na realização de cada atividade".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos autoriza início dos preparativos para o Desfile das Escolas de Samba 2022

• Arqueóloga Santista inspira crianças e adultos a entender o que é arqueologia

• Santos apresenta formas de combate ao suicídio em e-book gratuito

Já o professor Diego Souza, da unidade de Monte Cabrão, trabalhou o gênero Memórias Literárias, com alunos de 6º e 7º anos. Por meio do relato 'Resgate e preservação de memória em tempos complexos', os alunos foram levados a refletir sobre a necessidade de ouvir pessoas mais experientes. A atividade, que teve início durante o período de aulas remotas, incluiu a indicação para os alunos assistirem a Narradores de Javé, filme brasileiro no qual um povoado escreve a história do lugar onde vive na tentativa de preservá-lo de uma inundação. "A primeira oficina foi iniciada no ensino remoto, o que não impediu que os estudantes compreendessem e refletissem sobre o que é memória. Os depoimentos de membros mais velhos da comunidade, trazidos pelos estudantes nos momentos de interação, foram muito interessantes e despertaram o interesse da turma", elogiou o professor. 

A OLIMPÍADA

Continua depois da publicidade

A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Cenpec, organização sem fins lucrativos que busca a equidade e a qualidade da educação pública. As inscrições são feitas pelas próprias escolas, e o tema, desde a primeira edição, em 2008, é 'O lugar onde vivo'. Os gêneros textuais definidos são Poema (5° ano), Memórias Literárias (6° e 7° anos), Crônica (8° e 9°), Documentário (1° e 2° anos - ensino médio) e Artigo de Opinião (3° – ensino médio).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e mantenha-se bem informado: https://bit.ly/diariodolitoral

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software