Educação

Prefeitura e universidades firmam parceria inédita na Baixada para estudo de soluções climáticas

Projeto de São Vicente terá duração de três anos, com oito instituições envolvidas, sendo três delas nacional

Da Reportagem

Publicado em 25/01/2024 às 17:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Com três anos de duração, a iniciativa envolve oito universidades, sendo três delas nacionais e cinco internacionais / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

São Vicente virou a chave e já olha para o futuro vislumbrando melhorias em todas as suas áreas. Para isso, o Município deu mais um importante passo na tarde desta quarta-feira (24), firmando convênio com oito universidades para estudos ligados a mudanças climáticas. A cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal oficializou o projeto, que, na verdade, já perdurava desde abril de 2023, com encontros entre a Administração Municipal e a Universidade de São Paulo (USP).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 
A parceria trará pesquisas e dados relativos aos comportamentos ambientais, buscando, a partir disso apontar soluções, com um ambicioso projeto de justiça climática.
 
Com três anos de duração, a iniciativa envolve oito universidades, sendo três delas nacionais e cinco internacionais. A parceria não compromete os cofres públicos, visto que é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
 
"É um projeto que tende a florir e trazer benefícios para todos os lados. Para nós, é uma oportunidade inovadora de apresentar melhorias ao nosso meio ambiente. Para os universitários, é a chance de realizar pesquisas de campo na prática, convivendo com o desafio de apresentar soluções a São Vicente. Muito feliz por essa parceria", ressaltou o prefeito Kayo Amado. 
 
"O objetivo principal é abordar as questões críticas relacionadas às mudanças climáticas e buscar soluções inovadoras para promover a justiça ambiental. A colaboração entre a renomada instituição de ensino superior e a municipalidade destaca a importância da união de esforços entre academia e governo local, buscando enfrentar o desafio das mudanças climáticas", destaca a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa. 
 
O estudo contará com 30 pesquisadores envolvidos. Uma delas é Amanda Cseh, que está ansiosa para 'botar a mão na massa' "É um projeto com muito potencial. Estamos muito felizes em estabelecer essa parceria com a Prefeitura e outras universidades renomadas".
 
O projeto engloba uma série de iniciativas ambiciosas da Primeira do Brasil com olhar para o futuro. "Estamos trabalhando o hoje, mas, também, o amanhã. São Vicente tem muita coisa a melhorar, mas estamos indo, de pouco em pouco, impactando em todas as áreas. Sugestões e críticas construtivas serão sempre bem-vindas para nossa cidade caminhar para frente", conclui o prefeito Kayo Amado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Portuários Stadium realiza evento de muay thai em São Vicente

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software