A Prefeitura iniciou a retomada das aulas presenciais, por nível de ensino de maneira gradativa / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Aos poucos o ensino 100% presencial vai voltando à normalidade na rede municipal de ensino de Guarujá. Com a evolução da vacinação na Cidade e o reforço de todos os protocolos de biossegurança no combate à covid-19, a Prefeitura iniciou a retomada das aulas presenciais, por nível de ensino de maneira gradativa.
Nesta segunda-feira (25), retornaram às escolas, todos os alunos de Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs). Já a partir do dia 3 (quarta-feira) será a vez dos estudantes de Ensino Fundamental I, profissionalizante, Educação Infantil e as creches municipais e conveniadas.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
De acordo com a coordenadora Geral de Ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Érika Trombelli, a retomada total das atividades presenciais foi bem planejada. "Após a decisão do Governo do Estado, com muita cautela, optamos pela volta gradual de 100% das atividades presenciais. Foi uma forma para que as escolas também pudessem avisar antecipadamente professores, alunos e pais. Essa retomada é muito importante à comunidade escolar e estamos reforçando protocolos necessários para preservar a saúde de todos".
Continua depois da publicidade
Alunos e professores estavam ansiosos pelo retorno
Na Escola Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa), o ensino 100% presencial teve início nesta segunda (25) com os alunos do Fundamental II. A diretora da Unidade, Débora Alves, considera esse retorno muito importante para a Educação do Município. "Estávamos todos ansiosos e, graças a Deus, estamos retornando. Vamos aos poucos e com muita tranquilidade. Fizemos reuniões com os pais sobre este momento e todos aceitaram da melhor maneira possível".
Continua depois da publicidade
A educadora conta ainda que o contato, desde que seguindo todos os cuidados necessários devido à pandemia, faz a diferença. "Temos alunos que não se viam desde o início da pandemia, que mesmo com a retomada de 35% e depois de 50%, ainda não tinham se visto pessoalmente".
A aluna do 6º ano da escola, Carol Maria Vicente dos Santos, também não via a hora de voltar à escola todos os dias. "Estou muito feliz por estar na escola e, principalmente, por rever meus amigos", disse a jovem de 11 anos. Atualmente, a E.M. Lucimara possui um total de 890 alunos matriculados e outros 90 profissionais, entre professores, auxiliares, administrativo, etc. Cada sala de aula comporta uma média de 30 alunos.
Continua depois da publicidade