Educação

Mil profissionais de Educação discutem direitos humanos e prevenção à violência em encontro

3ª edição de seminário com gestores regionais do Sistema de Proteção Escolar acontece nesta quarta e quinta-feira

Publicado em 20/08/2014 às 16:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Mais de mil professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo têm presença confirmada no 3º Seminário de Proteção Escolar, que acontece nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), em Serra Negra. O objetivo do encontro é ampliar a discussão sobre fatores como violência, drogas, bullying e gravidez na adolescência, e mostrar experiências bem sucedidas nas 5 mil escolas da rede estadual. Neste ano, o tema central é direitos humanos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante a programação, gestores do Sistema de Proteção Escolar, implantado em 2009 em São Paulo, participam de debates, apresentações de boas práticas e oficinas sobre ações preventivas a situações de vulnerabilidade. No total, mais de 50 trabalhos estão inscritos. Além dos educadores, os projetos têm ainda como foco a participação dos pais e comunidade em iniciativas que promovem a cultura de paz no ambiente escolar.

Para a edição de 2014, a Secretaria mantém a parceria com universidades paulistas, o Tribunal de Justiça e o Instituto Sou da Paz, que enviarão representantes a Serra Negra e vão compor os debates programados para os dois dias de evento.

O objetivo do encontro é ampliar a discussão sobre fatores como violência, drogas, bullying e gravidez na adolescência (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

“Com o Seminário de Proteção Escolar, apresentamos e valorizamos experiências bem-sucedidas em nossa rede. Este também é o momento em que os servidores adquirem mais conhecimento para o trabalho desenvolvido com nossos alunos”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Sistema de Proteção Escolar

O Sistema de Proteção Escolar, presente em todas as 5 mil unidades da rede estadual, foi implantado há cinco anos com o objetivo de promover a integração entre a escola e a garantia dos direitos da criança e do adolescente. O programa dispõe de manuais de apoio que contêm orientações de como os gestores escolares podem lidar com situações de vulnerabilidade com os 4 milhões de alunos paulistas.

Entre as principais ações do Sistema está a presença do professor-mediador nas unidades. Hoje, são 3.082 profissionais capacitados para criar ações preventivas e aproximar a comunidade das unidades de ensino em campanhas contra racismo e outras formas de discriminação.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software