Capoeira, teatro e cursinhos preparatórios são oferecidos às crianças e aos estudantes no bairro Caraminguava, em Peruíbe / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Um espaço de incentivo à cultura afro-brasileira, à educação e à geração de renda. Esse é o objetivo do Espaço Cultural Kilombo Baobá, que funciona no Jardim Caraminguava, bairro na periferia em Peruíbe.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O local, criado no ano de 2016, desenvolve várias atividades culturais e, ainda, cursos preparatórios para vestibulares e o Enem de acesso às universidades públicas aos estudantes do bairro.
O coordenador dos cursos preparatórios Renato Guedes, o Renato Raiz, professor e geógrafo, explica que o espaço foi idealizado pelos mestre Moxé e mestra Badia, naturais de Pernambuco, em 2015. E construído em regime de mutirão, com verbas do Proac e com a participação de professores e amigos.
Continua depois da publicidade
“Eles desenvolvem a capoeira angola, o maracatu e outras expressões culturais de Pernambuco. Formaram o grupo artístico “Baobá Malê”, um grupo pessoas que treinam para se apresentar em várias cidades”.
“Nossa intenção era criar um espaço na periferia de Peruíbe, para desenvolver atividades ligadas à cultura popular. Escolhemos o bairro Caraminguava para estar próximo de quem precisa e dar oportunidades de acesso à cultura e à educação”, completa.
Desde o dia 1º de maio de 2016, o local funciona com atividades voltadas às crianças e jovens. Na pandemia, as atividades paralisaram. Neste período, foram distribuídas centenas de cestas básicas, em parceria com colaboradores.
Continua depois da publicidade
Entre as atividades estão a apresentação do grupo cultural e artístico Baobá de Malê, às segundas-feiras. Nas terças e quintas-feiras acontecem as aulas de capoeira angola.
Nas quartas-feiras são estudos e outras atividades sobre manifestações afro pernambucanas, de percussão e expressão corporal, como o frevo, ciranda, caboclinho, maracatu e outros.
Em todas as atividades, os alunos participam de rodas de conversas sobre diversos temas de interesse da comunidade.
Continua depois da publicidade
Cursinhos
Nas manhãs de sábado é oferecido um curso preparatório para os cursos da Etec, voltado aos alunos dos 8º e 9º anos. Na hora do almoço é preparada uma refeição aos estudantes.
No sábado à tarde, ainda há um curso preparatório ao Enem e outros vestibulares aos alunos que estão no 3º ano do Ensino Médio, de forma presencial e online. As atividades são gratuitas aos moradores da comunidade do bairro. Para quem não é da comunidade, é solicitada uma colaboração de R$ 99,00 ao mês, aos alunos dos cursos preparatórios.
Continua depois da publicidade
Cerca de 100 estudantes, a partir de 6 anos até a terceira idade, frequentam as atividades e os cursos no local. O Kilombo Baobá se mantém com a colaboração de amigos e colaboradores, além de vaquinhas virtuais. Os instrutores das atividades são voluntários, mas os professores recebem uma ajuda de custo.
Os instrutores das atividades são voluntários, mas os professores recebem uma ajuda de custo.
Eventos
Continua depois da publicidade
O espaço promove, ainda, alguns eventos em datas especiais, como no Dia das Crianças, o Megabazar – com a doação de roupas em bom estado e que são vendidas a R$ 1,00. E apresentações teatrais, festas juninas com brincadeiras tradicionais, entre outras.
Em novembro haverá uma programação especial para celebrar o mês da Consciência Negra. Estão previstas rodas de capoeira angola, rodas de conversa e outras atividades voltadas à comunidade do bairro.
O presidente da Associação Cultural Baobá, Fábio Augusto Santos, o Fábio Baobá, fala sobre alguns planos da entidade. Um deles é construir um banheiro acessível, além de cultivar uma horta comunitária com os alunos.
Continua depois da publicidade
“O Espaço cultural Kilombo Baobá trabalha com um movimento afrocentrado, ou seja, uma política de reconstrução por uma educação antirracista e anticolonial. A ideia é conseguir representação nos conselhos municipais da criança e do adolescente e da assistência social”, completa.
Interessados em conhecer e colaborar com o Kilombo Baobá podem acessar o Instagram (@kilombo_baoba). Ou entrar em contato pelo WhatsApp 13 99108.3773.
Continua depois da publicidade