O espaço foi instalado na Escola Municipal Paulo Freire. / Diego Marchi
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) entregou na última quarta-feira (28), a sua 19ª biblioteca e a 13ª gibiteca da rede municipal de ensino. O espaço foi instalado na Escola Municipal Paulo Freire (Avenida Tancredo Neves, s/n, Santa Clara). O acervo reunirá mais de 2.500 livros e cerca de 800 gibis, que vão beneficiar mais de 1.400 alunos da unidade, desde o ensino fundamental I (1º a 5º ano) até a Educação de Jovens e Adultos (EJA II).
Para o prefeito da Cidade, Válter Suman, investir na educação é investir no futuro. "Quem sabe o que quer vai mais longe. São através de ações assim que a Prefeitura dá condições e as ferramentas, para que aos alunos se tornem cidadãos médicos, professores, entre outras profissões". A cerimônia contou ainda com a presença da vice-prefeita, Adriana Machado. "O livro nos transporta para outro mundo, em lugares que a gente nem imagina. Façam a leitura, pois nada substitui os livros".
Continua depois da publicidade
O secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, falou sobre planos futuros a esses espaços. "Estamos trabalhando no sentido de também 'conectarmos' as bibliotecas e gibitecas municipais, disponibilizando internet aos nossos alunos".
O espaço era uma antiga sala de leitura, que passou por um processo de modernização recebendo pintura e outros pequenos reparos. A biblioteca com gibiteca possui ainda uma sala de espera e está totalmente decorada com cadeiras, puffs e mesas, com itens confeccionados a partir de jornais, revistas, caixotes, garrafas pet, tampinhas de plástico e filtro de café. Iniciativa essa que conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (FSS).
Continua depois da publicidade
O coordenador das Bibliotecas Municipais da Seduc, Pedro Menezes, conta que esta biblioteca foi feita com a mão de toda equipe. "Aqui as crianças terão um contato direto com a leitura, principalmente neste período de pandemia em que os estudantes sentem a falta dos livros".
Para a diretora da EM Paulo Freire, Maria Simone, a biblioteca interativa "vai incentivar a leitura e o prazer pelos estudos dos alunos, contribuindo no crescimento intelectual dos alunos".
80 vagas para artesanato sustentável – Na segunda-feira (2), serão abertas as inscrições para 80 vagas em aulas de artesanato sustentável na EM Paulo Freire. Pode participar a comunidade em geral, sem faixa etária específica. Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à escola, das 9 às 17 horas, munidos de RG e comprovante de residência. Com uma carga horária de duas horas, as aulas começam no dia 9 de agosto e as atividades vão acontecer no pátio da Unidade. O prazo de inscrição prossegue até o preenchimento das vagas.
Continua depois da publicidade