Educação
As atividades contarão com a presença de Universidades, Escolas, sociedade civil e governos da região, incluindo a participação de Marinez Scherer, Coordenadora de Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente
Oceano e Sustentabilidade está compromissada com a democratização da ciência / Divulgação
Continua depois da publicidade
Oceano & Sustentabilidade é uma feira que, a partir do oceano e da ciência, promove o desenvolvimento sustentável e difunde o papel da ciência, tecnologia e inovação para um futuro melhor. Oceano e Sustentabilidade está compromissada com a democratização da ciência e a educação para a sustentabilidade e é vinculada a 20a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Década do Oceano e ao Programa Escola Azul. A Feira é coordenada pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo com apoio financeiro do CNPq e MCTI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
As atividades contarão com a presença de Universidades, Escolas, sociedade civil e governos da região, incluindo a participação de Marinez Scherer, Coordenadora de Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente. A Feira estará organizada em 2 momentos: durante o dia uma Feira de Ciência na zona noroeste em parceria com o Instituto Arte no Dique e a noite o “Colóquio Sustentabilidade e Cultura Oceânica: caminhos para a formação profissional”, na UNIFESP.
1) Feira de Ciência Oceano & Sustentabilidade
Data: 27 de outubro (sexta-feira)
Horário: 10:00 às 16:00 horas
Continua depois da publicidade
Local: sede do Instituto Arte no Dique
Coordenação: Programa Maré de Ciência – Universidade Federal de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Realização: Escola Azul Brasil (Programa Maré de Ciência – Universidade Federal de São Paulo, Unesco, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Fundação Grupo Boticário).
Apoio: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
Parceiros locais: EE Marquês de São Vicente (Escola Azul - Santos), a UME Prof João Papa Sobrinho (Escola Azul - Santos), EM Prof Jacob Andrade Câmara (São Vicente), estudantes e docentes do Instituto do Mar da Unifesp, estudantes e docentes da Unesp – Campus do Litoral Paulista, IMA - Instituto Mar Azul, Projeto Oceano Vivo - Ocean Eyes Experience, ICO - Instituto de Cultura Oceânica, Santos à Luz da Leitura/SEDUC Prefeitura Municipal de Santos e o Instituto Arte no Dique.
Continua depois da publicidade
A Feira de Ciência trará dezenas de experimentos preparados por estudantes das escolas públicas da região, estudantes da UNIFESP e UNESP, crianças em parceria com o Arte no Dique e também exposições de organizações da sociedade civil parceiras. A Feira de Ciência é aberta ao público.
No território do nosso município, a Feira Oceano & Sustentabilidade tem como impactos principais:
- através do programa Escola Azul, integrar educação superior e básica e estes a parceiros governamentais e organizações da sociedade civil alinhadas a promoção do desenvolvimento sustentável com base na ciência e na valorização de saberes e heranças culturais - fomentando e fortalecendo os necessários avanços na Agenda 2030 e Década do Oceano;
- fomentar o exercício e a comunicação da ciência com protagonismo infantojuvenil, empoderando a geração em formação para a aplicação responsável da ciência em benefício da sociedade e do meio ambiente;
Continua depois da publicidade
- desmistificar a ciência, o(a)(e) cientista e seu papel na sociedade;
- democratizar o conhecimento científico, aproximando-o de públicos notavelmente distantes deste acesso (residentes em comunidades de alta vulnerabilidade socioambiental) de maneira a impulsionar seus benefícios sociais;
- realizar a Feira de Ciências concomitante a Manifestações Culturais com a temática científica e do Oceano, reforçando o conceito e o entendimento de que a ciência é transdisciplinar a vida da sociedade;
Continua depois da publicidade
- conectar regional, nacional e globalmente nosso município, ampliando o engajamento das comunidades escolares no Programa Escola Azul e na Olimpíada Brasileira do Oceano e em outras ações alinhadas a Década do Oceano e a Agenda 2030.
Se um dos maiores desafios da sustentabilidade está na difusão do potencial e do impacto das ações locais para atingirmos as metas globais – comunicação essencial para o engajamento de não-cientistas de todas as representações sociais neste movimento, a feira Oceano & Sustentabilidade é uma contribuição positiva e potente para esta demanda local e global de difusão e engajamento social.
2) Colóquio Sustentabilidade e cultura oceânica: caminhos para a formação profissional
Continua depois da publicidade
Data: 27 de outubro (sexta-feira)
Horário: 19:00 às 22:00 horas - evento fechado aos estudantes, debatedores e jornalistas interessados.
Local: Unifesp – Unidade Carvalho de Mendonça
Continua depois da publicidade
Coordenação: Programa Maré de Ciência – Universidade Federal de São Paulo.
Apoio: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
Dinâmica:
Continua depois da publicidade
Palestra de Abertura (19:15h) – Marinez Scherer – Coordenadora de Gestão Costeira do Ministério de Meio Ambiente apresentará as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente para Oceano e Gestão Costeira para os próximos anos.
Em seguida, grupos de alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da UNIFESP farão breves apresentações sobre suas visões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e em grupos debaterão com representantes do setor público, privado e da sociedade civil sobre os avanços, oportunidades e desafios para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos diferentes setores da região.
Entre os debatedores teremos representantes das Prefeituras Municipais de Santos e São Vicente, Autoridade Portuária de Santos, EcoSurf e Projeto Albatroz.
Contextualização sobre o desenvolvimento sustentável, o oceano e a ciência
O desenvolvimento sustentável é um conceito essencial para um mundo melhor, pacífico e com prosperidade para as pessoas e o meio ambiente. No entanto, do conceito à prática, ainda estamos falhando. A ONU definiu a Agenda 2030 como um convite para que todo o mundo trabalhe em conjunto em prol de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS exigem abordagens múltiplas e interdisciplinares para reconhecer que o fim da pobreza deve ser abordado junto com estratégias para melhorar a saúde, a educação, reduzir a desigualdade, ao mesmo tempo que mitiga as mudanças climáticas e preserva nossos oceano e florestas.
O Oceano (ODS#14) foi escolhido para fomentar as discussões da Agenda 2030 e assim a ONU declarou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (= Década do Oceano). Uma Década de avanços em prol do Oceano e da sustentabilidade, compromissada com a construção colaborativa, inclusiva e plural entre cientistas e não cientistas de ações e soluções mediadas pelo conhecimento científico.
Continua depois da publicidade