Educação

Etecs abrem inscrições para o Vestibulinho

Serão oferecidas 57.207 vagas para o Ensino Técnico e 465 vagas para 7 cursos de especialização técnica de nível médio. O exame será no dia 8 de junho

Publicado em 08/04/2014 às 11:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2014 começam nesta quinta-feira, 10, e vão até 7 de maio. Serão oferecidas 57.207 vagas para o Ensino Técnico e 465 vagas para 7 cursos de especialização técnica de nível médio – a novidade deste Vestibulinho.  O exame será no dia 8 de junho.

Do total de vagas oferecidas para o Ensino Técnico, 47.344 são destinadas a 210 Etecs e 59 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.425 vagas oferecidas na modalidade semipresencial.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital são oferecidas 8.508 vagas para cursos técnicos em 112 escolas estaduais de 73 municípios paulistas e 1.355 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As inscrições do processo seletivo das Etecs começam nesta quinta-feira, 10, e vão até 7 de maio (Foto: Reprodução)

Especialização de nível médio

Neste Vestibulinho, 465 vagas são destinadas aos 7 cursos de especialização técnica: Automação Predial, Centro Cirúrgico e Instrumentação Cirúrgica, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra Hospitalar, Geoprocessamento, Organização de Eventos Esportivos, e Panificação e Confeitaria. Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico no mesmo eixo tecnológico do curso de especialização.

Continua depois da publicidade

Certificação de Competência

O atual processo seletivo também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para 10 cursos técnicos:  Administração, Contabilidade, Edificações, Eletrônica, Informática para Internet, Logística, Mecânica, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos e Transações Imobiliárias.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao 1º módulo.

Inscrições

Para se inscrever a um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja  enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pela internet, vão de 10 de abril a 7 de maio  – no último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato estará disponível no site para download.

No ato da inscrição, o candidato ao 1º módulo do Ensino Técnico presencial pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. Já os que vão escolher um curso Técnico semipresencial, a segunda opção, quando indicada, deve ser, necessariamente, para o mesmo curso na modalidade online (totalmente a distância).

Continua depois da publicidade

O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25, seja para o ingresso no primeiro módulo, para se inscrever em um dos cursos de especialização, ou para passar pelo processo de certificação de competência. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária. A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

Candidatos com deficiências que necessitem de condições especiais para fazer a prova devem fazer uma indicação na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo  3% a estudantes afrodescendentes e 10%  a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição – após verificar se tem direito à pontuação acrescida –, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software