Educação

Estudantes de Santos gravam videoclipe para evento internacional da Unesco

Ao todo, 60 crianças se envolveram na produção, que fará parte da abertura do evento internacional da Unesco sobre Cultura Oceânica, que ocorrerá de 10 a 15 de outubro na cidade

Jeferson Marques

Publicado em 08/10/2022 às 19:43

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O Parque Roberto Mário Santini (José Menino) foi o cenário escolhido para a gravação do videoclipe da música ‘Cultura Oceânica’, na tarde desta sexta-feira (7). A canção foi interpretada pelos alunos integrantes do projeto Embaixadores do Século XXI, desenvolvido na UME João Papa Sobrinho (Gonzaga), com a colaboração de outros estudantes da escola.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ao todo, 60 crianças se envolveram na produção, que fará parte da abertura do evento internacional da Unesco sobre Cultura Oceânica, que ocorrerá de 10 a 15 de outubro na cidade.
 
“Estávamos pensando em ferramentas para trabalhar a questão dos oceanos e surgiu a ideia da música. Estamos muito felizes, principalmente porque o conhecimento transborda os muros da escola e o nosso objetivo é, por meio da canção, despertar a importância do oceano em nosso dia a dia e mostrar como nossas ações influenciam”, explicou o coordenador do projeto, Renato Rodrigues Dias Correia, que é inspetor de alunos da escola.

Continua depois da publicidade

O objetivo é atingir um público cada vez maior. “Tivemos a preocupação de fazer as traduções da música, com a participação da educadora de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Thais Lorenzo, que teve a colaboração da intérprete de Libras, Margaret Pereira. Além disso, a canção foi traduzida para o inglês pela professora Monique Xavier dos Santos. Só temos a agradecer a todos que nos ajudaram neste processo e foram muitas pessoas”, acrescentou.

A gravação foi realizada pela Diretoria de Comunicação da prefeitura (Dicom). Renato escreveu a letra com a técnica de organização escolar da escola, Thais Castro Barreiros, e teve a ajuda do porteiro da unidade, Gilberto Pereira Júnior, para criar a melodia. “Esta é uma forma de conscientizar as crianças e as outras pessoas sobre um tema tão importante. Os alunos estão engajados”, destacou Gilberto, que é formado em música e também participou das gravações.

Continua depois da publicidade

PARTICIPANTES

A estudante Júlia Alves Correia, 9, participa do projeto ‘Embaixadores do Século XXI’ e gostou muito da ideia do videoclipe. “Estamos falando sobre os oceanos e divulgando a informação para todos”. Fazendo parte da mesma iniciativa, Ana Alice Bispo dos Santos, 10, também ficou empolgada. “Achei muito legal que vamos estar presentes do evento da Unesco em nossa cidade. Como embaixadora, eu amo propagar estes conhecimentos”.
 
A aluna Júlia Rosário Verones Barbosa, 10, não faz parte do projeto, mas participou das gravações. “Eu estou amando muito e me divertindo. É uma oportunidade única e vamos guardar no fundo dos nossos corações”.
A produção do videoclipe contou com a colaboração do inspetor de alunos, Tiago Imamura; do educador de programação da escola, Rafael Queiroz; e da profissional de apoio escolar inclusivo, Bianca Nascimento.

EMBAIXADORES DO SÉCULO XXI

Continua depois da publicidade

O projeto tem o objetivo de despertar nos estudantes uma consciência voltada para as questões ambientais, por meio de diversas ações e campanhas de reciclagem de tampinhas de plástico e de metal, pilhas, blister (embalagens de remédio), óleo de cozinha usado, entre outros. A iniciativa, que atinge toda a comunidade escolar, envolve alunos dos quartos e quintos anos da unidade. Atualmente são 26 embaixadores, escolhidos por votação interna.

ESCOLA AZUL

Em razão das ações realizadas pelos ‘Embaixadores do Século XXI’, a UME João Papa Sobrinho recebeu neste ano o título de Escola Azul. A iniciativa é do Programa Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP), em parceria com a Unesco Brasil, a Fundação Grupo Boticário, a British Council, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar.

Continua depois da publicidade

Conheça a canção 'Cultura Oceânica' 

Metade do ar que a gente respira
Vem do oceano
Isso você não sabia.

Cultura Oceânica é entender
A importância do Oceano
Em nossas vidas.
Em nossas vidas.

Continua depois da publicidade

De maneira direta, Nossas ações influenciam
No Oceano
No Oceano
No Oceano

O Oceano é fonte de energia
De medicamentos e alimentos
De todo dia
De todo dia.

Nosso papel é preservar, Amar e cuidar
O que o planeta nos dá!
O que o planeta nos dá!
O que o planeta nos dá!

Continua depois da publicidade

Além disso, O mar oferece paz,
Diversão e alegria
Para toda a família.
Pra toda a família.
Pra toda a Família.

Metade do ar que a gente respira
Vem do oceano
Isso você não sabia

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software