Educação

Estudante de Medicina brasileiro participa de programa na Universidade de Yale

Rafael Salomão estará até agosto alocado em um dos laboratórios da tricentenária instituição norte-americana

Da Reportagem

Publicado em 03/05/2023 às 14:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Universidade de Yale, nos Estados Unidos / Reprodução/Internet

Continua depois da publicidade

Conquistar uma vaga na Universidade Yale, uma das mais antigas instituições de ensino superior e pesquisa do Estados Unidos, é um sonho para milhares de estudantes e profissionais mundo afora. Após prestar uma prova teórica e passar por uma entrevista, Rafael Salomão, estudante do 11º período de Medicina no UniBH, chegou lá: ele atualmente participa do programa "Visiting Assistant in Research" (Assistente Visitante em Pesquisa, em tradução livre).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Alocado em um dos laboratórios de Biologia Molecular e Tratamentos Vasculares da universidade norte-americana, Rafael pode permanecer até o fim do ano na instituição, onde tem uma oportunidade única de aprender com alguns dos melhores profissionais de saúde do mundo. "Eu sempre soube que queria estudar Medicina, mas nunca imaginei que um dia teria a chance de estudar em Yale", diz. "Estou muito grato pela chance de aprender com alguns dos melhores e mais brilhantes professores do mundo. Quero aplicar toda essa experiência no Brasil e contribuir na área acadêmica, compartilhando conhecimentos e experiências com outros estudantes", destaca Rafael.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estudante de 14 anos que coleciona aprovações em vestibulares começa em seu primeiro estágio

Não só esforço próprio, mas também a inspiração em professores como Dr. Marconi Reis e Dr. Nathan Souza, ambos do UniBH, levou o estudante aonde ele está hoje. O médico Dr. Túlio Navarro, cirurgião vascular PhD, também foi um exemplo. "Esses profissionais são grandes fontes de inspiração. A minha dedicação em Yale é reflexo das ações que os médicos adotam no Brasil, com o objetivo de oferecer o que há de mais moderno em saúde e qualidade acadêmica", afirma Rafael.  

Segundo Dr. Nathan Souza, Rafael é um modelo de perseverança e dedicação. "Ele estudou incansavelmente para se preparar para a sua viagem aos Estados Unidos e está agora desfrutando da experiência de estar em uma das melhores universidades do mundo", comenta o médico.

Continua depois da publicidade

"Nós aqui no UniBH ficamos muito felizes em ver um de nossos estudantes em Yale. Sempre incentivamos nossos alunos a incrementar seus processos de formação e o Rafael é um exemplo disto. Queremos que, cada vez mais, outras pessoas tenham a mesma oportunidade", enfatiza o pediatra e docente de Medicina do UniBH, Dr. Marconi Reis. O médico Dr. Túlio Navarro compartilha da opinião e ressalta a importância acadêmica da iniciativa. "Ter a chance de aprender com os profissionais mais renomados do mundo é excepcional. Outro ponto positivo é que o Rafael deseja compartilhar seus conhecimentos com a academia, ou seja, todos usufruiremos dos resultados deste momento tão importante da vida dele", finaliza o educador. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software