Continua depois da publicidade
A campanha é importante porque a maior parte dos exemplares é repassada aos colegas no ano seguinte. “Este é o pontapé inicial; pretendemos levar a ação a outras escolas e, no final do ano, premiar as que apresentarem o maior número de livros em bom estado”, explicou Maria Cristina Zinezi, chefe da Seção de Biblioteconomia e Multimídia, que gerencia o Programa Nacional de Livros Didáticos. “O governo federal envia os livros didáticos, que são reutilizados por três anos. Só os de letramento, português e matemática, do 1º ao 3º ano, não são reaproveitados”.
Continua depois da publicidade
Maria Cristina elogiou as auxiliares de bibliotecário, Ana Paula Pereira Guedes e Guelda Pereira de Jesus, idealizadoras da proposta. Ambas levam, às classes de 4º e 5º ano, técnicas simples e eficazes para manter as boas condições dos livros, utilizando papel 'craft' (pardo), cola e tesoura. Depois, escolhem alguns estudantes que desempenharam bem a tarefa para ensinar os alunos menores.
Continua depois da publicidade
Kauan Gonçalves Abreu, 10 anos, aproveitou bem a experiência. “Eu gosto de ler e agora vou poder encapar outros livros que tenho em casa”.
Arte na capa
Na sexta-feira (28), às 9h e às 14h, serão divulgados os três vencedores dos períodos da manhã e tarde do concurso 'Arte em Capa'. Será uma premiação surpresa para os que embelezaram suas capas de modo bonito e criativo.
Foto: Susan Hortas
Continua depois da publicidade