Cultura digital é um dos temas discutidos no último dia da Semana da Educação em Santos / Divulgação
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A palestra 'Apoiando o desenvolvimento da cultura digital na escola', do especialista Leandro Holanda, reuniu, na manhã desta sexta-feira (23), um público virtual de quase 600 pessoas. A atividade on-line fez parte da programação do último dia da 33ª Semana da Educação Professor Paulo Freire – 'A escola que queremos: perspectivas sobre tempos e espaços'.
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Mestre em ciências pela Universidade de São Paulo e especialista em tecnologias educacionais pela PUC de São Paulo, o palestrante falou sobre o conceito de cultura digital, que é uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de destacar algumas estratégias para a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, respeitando cada faixa etária e colaborando para o letramento digital. "Trazer um recurso digital para a sala de aula sem uma conexão com aquilo que os alunos irão fazer pode não ter um impacto tão grande, porém quando o uso (do recurso) é guiado, a gente tem um impacto maior na aprendizagem", acrescentou.
O profissional abordou também as metodologias ativas, onde o conhecimento é construído com os alunos sendo protagonistas. "Quando a gente traz este processo para a sala de aula, ajudamos os estudantes a terem um espaço para poderem produzir e criar e eles memorizam mais aquilo que criam", afirmou.
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A atividade contou com a mediação da chefe da seção núcleo tecnológico (Senutec), da Seduc, Cristiane Domingues. "De uma maneira simples e acolhedora, o palestrante ofereceu aos participantes elementos importantes para a elaboração de experiências didáticas que contribuam para o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais como meio, integrando-as ao seu fazer pedagógico, a fim de potencializar e dinamizar os processos educativos".
TEMAS DIFERENCIADOS – Além deste assunto, os participantes puderam acompanhar as palestras remotas: 'Projetos de vida e suas dimensões pessoal, social e profissional', com Valéria Arantes; 'Educação Integral: territórios possíveis', Beatriz Goulart; 'A arte e as narrativas para uma educação criativa', Kátia Canton; 'Aprender Matemática é para todos? O conhecimento matemático como um direito', Cândida Di Pierro; 'Equidade racial: na busca de um projeto democrático de escola', Juliana Piauí; 'A construção da convivência na escola', Danila Zambianco; 'Tempos e espaços escolares: perspectivas a partir da corporeidade e do movimento', Ana Zimmermann; 'A literatura na escola: abrindo portas para a compreensão do mundo', Célia Nascimento. Algumas atividades ocorreram em mais de um período.
A partir das 19h30, no ambiente virtual do evento, ainda acontecem duas atividades: 'O tempo didático na EJA: desafios e prioridades', com Júlia Menezes e 'A Síndrome de Burnout e a relação com o trabalho', com a especialista Marciene Campos. As ações remotas ocorrem no canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC6A88_Vk4hOWQkTqO2YrTdA).
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A 33ª Semana da Educação Professor Paulo Freire, realizada pela Secretaria de Educação (Seduc), contou com o apoio do Conselho Municipal de Educação. Ao longo de três dias, o evento somou mais de 40 atividades presenciais e remotas. A programação contemplou duas outras iniciativas: 11ª Sipat Educação 'Edison Vicente Silvino' (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Educação) e a VIII Onda Literária, com a 'Livraria Virtual'.
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