Educação

Areia Branca, em Santos, terá hospital pediátrico e escola infantil

Novo complexo na Zona Noroeste também terá áreas voltadas à prática esportiva; pedra fundamental foi lançada nesta sexta (14)

Da Reportagem

Publicado em 15/06/2024 às 14:20

Atualizado em 15/06/2024 às 14:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Hospital pediátrico terá seis pavimentos mais o térreo, além de áreas técnicas e de acesso / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Um hospital pediátrico com 30 leitos, uma unidade de ensino infantil e instalações esportivas. Será o Complexo da Areia Branca, que teve lançada a pedra fundamental na manhã desta sexta-feira (14). O equipamento será erguido na esquina da Rua César Augusto de Castro Rios com a Rua Afonso Schimidt, na Areia Branca, Zona Noroeste. As obras têm previsão de início imediato, com prazo de entrega em até 18 meses.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O empreendimento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos e empresas do setor portuário, viabilizado por meio de permutas de áreas industriais na região da Alemoa. Através de um modelo inovador de permuta de terrenos para financiar a construção, o terreno na Via A, atualmente inutilizado e localizado na Alemoa, será cedido pela Prefeitura de Santos às empresas Ultracargo Logística S.A., Granel Química Ltda., e Vopak Brasil S.A., que, em troca, construirão o hospital e a escola. O investimento está calculado em R$ 85 milhões.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mulheres protestam contra criminalização do aborto neste domingo, em Santos

• Quer parar de fumar? Veja como participar de programa promovido por Santos

• No mês de Santo Antônio, saiba quais são os 10 santos que mais viraram nomes de ruas

O prefeito Rogério Santos destaca a importância do Complexo da Areia Branca principalmente pela questão dos leitos infantis. "E a escola de educação infantil é algo tão necessário. Trabalharmos as crianças, o futuro da nossa cidade e o futuro do nosso país".

HOSPITAL PEDIÁTRICO

O hospital pediátrico terá seis pavimentos mais o térreo, além de áreas técnicas e de acesso. As instalações vão incluir pronto-socorro e emergência, centro cirúrgico com duas salas, farmácia e laboratório de exames, lactário e copa, área administrativa e auditório. "Teremos dez leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria", explica o secretário municipal de Saúde, Denis Valejo. "Este projeto é importante porque há uma carência muito grande de leitos pediátricos em toda a Baixada Santista. E, como temos poucos leitos, isso reflete nas internações nas UPAs, que não têm essa função", completou o secretário municipal de Saúde.

Continua depois da publicidade

Em virtude da proximidade com o Sambódromo, o projeto do hospital prevê a instalação de vidros duplos com isolamento acústico.

O prefeito também comentou sobre a escolha do bairro para erguer o complexo. "Me perguntavam por que na Areia Branca? Por que na Zona Noroeste? A ideia é valorizar esta região, que é a que mais cresce em nossa Cidade. Eu queria que esse hospital fosse na Zona Noroeste para que todos fossem atendidos em um hospital pediátrico de qualidade".

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A unidade de educação infantil terá 14 salas de aula (para berçário, maternal, jardim e pré), distribuídas em um prédio com térreo e mais um pavimento. O equipamento contará com brinquedoteca, refeitório, secretaria e área administrativa, sala de professores, pátio coberto, quadra esportiva coberta e campinho de futebol.

Continua depois da publicidade

Presidente da Ultracargo, Décio de Sampaio Amaral lembra que muito se fala no conceito ESG (abordagem ambiental, social e de governança) no mundo corporativo. "E ESG é isso. Estamos viabilizando a construção de uma escola e de um hospital. Com Educação e Saúde, as crianças podem se desenvolver para serem cidadãos plenos e autônomos. E com relação ao meio ambiente, parte da permuta vai viabilizar um desvio ferroviário que vai permitir tirar 75 mil caminhões das estradas anualmente, resultando na redução da emissão de CO2".

O presidente da Vopak Brasil, Ignacio Gonzalez, falou o quanto é importante para a empresa participar de um trabalho social. "Enxergamos a sustentabilidade quando temos que cumprir nossas necessidades de hoje e também pensando nas futuras gerações. O importante é sermos uma empresa inclusiva: incluímos a comunidade, as pessoas que trabalham, as mulheres, os homens e as pessoas com deficiência. Sendo inclusivos, ganhamos muito como empresa".

Já o presidente da Granel Química, Edson Souki, citou que o complexo terá objetivo social. "Será um projeto onde todos ganham, principalmente a sociedade, que receberá um hospital pediátrico e uma escola infantil. Vamos trazer recursos para tratar a base do nosso país. E este é um projeto importante para Santos, para o Estado de São Paulo e para o País porque, a partir da permuta da área, vamos conectar Santos com o restante do Brasil".

Continua depois da publicidade

A secretária municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Larissa Cordeiro, afirmou que o projeto de construção do complexo vinha sendo pensado há três anos "tendo como pilares temas importantes como a Saúde e a Educação".

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software