Continua depois da publicidade
A falta de oportunidade de estudar na idade certa leva muitos jovens e adultos a adiar o sonho de conquistar um diploma. E uma das maiores dificuldades que estas pessoas enfrentam é ter dinheiro para bancar os estudos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) vem há alguns anos estendendo o benefício do kit de material escolar também para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na noite de terça-feira, dia 6, os estudantes da UME Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim Casqueiro, receberam oficialmente os seus próprios kits de material escolar das mãos do secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio. A entrega simbólica teve a presença de professores e alunos da EJA, que apresentaram cantos e poesia para marcar o ato.
Para Fiama da Silva Pontes, de 20 anos, que cursa a primeira série, o material vai aguçar ainda mais a vontade de aprender. "Não tinha como comprar tudo isso porque está muito caro", disse a aluna, que estuda à noite e durante o dia trabalha de ajudante num bar da Vila dos Pescadores, onde reside.
Anfitrionando os convidados, a diretora Fabiana Ferreira de Freitas, agradeceu o trabalho de toda a equipe de funcionários e professores da escola e elogiou os alunos da EJA pela força de vontade e dedicação aos estudos e lembrou que o material escolar vai contribuir para a formação dos estudantes.
Continua depois da publicidade
Ex-aluno
O secretário Fábio Inácio lembrou-se do tempo em que também foi aluno da UME Nóbrega e disse que tem um carinho especial pela escola, elogiando o empenho da direção e da equipe escolar no trabalho com os alunos daquela unidade.
Continua depois da publicidade
Fábio Inácio destacou a qualidade do material escolar deste ano e lembrou a dificuldade que a Seduc teve para conseguir entregar os kits, já que a licitação foi questionada pelo Tribunal de Contas do Estado e somente liberada no início de 2014, o que acarretou no atraso da finalização do processo de compra para a entrega aos alunos da rede municipal.
Violência
O secretário também comentou os recentes casos de violência que vêm sendo expostos nos noticiários e lembrou que para combater essas atitudes violentas a Educação tem papel de destaque. "Precisamos rever essa postura, incentivando a crítica e o debate, mas lembrando que as diferenças devem ser respeitadas. A escola tem papel fundamental para reverter esse cenário", destacou.
Continua depois da publicidade
Presenças
A entrega de kits de material escolar na UME Nóbrega teve a presença da diretora de Educação, Rosa Apolinário; do chefe do Serviço de EJA, Pedro Nolasco Pereira de Almeida; do chefe da Divisão de Assistência Educacional (DAE), Adenilson Gonçalves Viana; e do supervisor de ensino, José Martins.