O dia 20 de Novembro se tornou o Dia da Consciência Negra em 1960, promovendo a valorização da luta e da cultura negra / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Marcando a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares localizado na Serra da Barriga (onde hoje é Alagoas), o dia 20 de Novembro se tornou o Dia da Consciência Negra em 1960, promovendo a valorização da luta e da cultura negra. Mas será que é feriado mesmo?
A resposta não é tão simples quanto parece e teve diversas mudanças ao longo do tempo. De 1960 a 2022, a data foi apenas celebrada, sendo ponto facultativo em algumas cidades.
Continua depois da publicidade
Porém, em dezembro de 2023, ela passou a ser considerada feriado em todo o país após uma sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Capturado e preso, Zumbi foi morto de forma cruel e teve sua cabeça exposta na Praça do Carmo em 1695. Ele foi líder do maior quilombo brasileiro, que chegou a ter 20 mil habitantes. Palmares era inclusive maior do que a maioria das cidades brasileiras da época, quando o país possuía em torno de 300 mil habitantes. Segundo alguns registros históricos, Zumbi dos Palmares nasceu em 1655, no atual estado de Alagoas, onde foi batizado como Francisco. Não se sabe com certeza, porém, se o termo “Zumbi” é um nome adotado posteriormente pelo jovem, ou um título dentro dos quilombos.
Continua depois da publicidade
O líder foi morar no Quilombo dos Palmares aos 15 anos, quando ele ainda era governado pelo seu tio, Ganga Zumba. Em 1678, Zumbi depôs o tio, que acabou assassinado. Tornando-se então o novo líder, ele lutou por mais de 15 anos contra as forças coloniais e, em 1694, o quilombo foi atacado e totalmente destruído por uma expedição liderada por Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello. Zumbi conseguiu fugir, mas foi capturado um ano depois, em novembro de 1695.
Dia dos Finados (02/11 - sábado);
Proclamação da República (15/11 - sexta-feira);
Consciência Negra (20/11 - quarta-feira);
Natal (25/12 - quarta-feira).