Nacional

Calamidade: Rio Grande do Sul registra 31 mortos por causa do temporal

A Defesa Civil divulgou um novo alerta indicando a possibilidade de continuidade das chuvas até o meio-dia de segunda-feira

Da Reportagem

Publicado em 03/05/2024 às 11:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

São, no total, 351.639 pessoas afetadas e 56 feridos até esta manhã. / Divulgação/Força Aérea Brasileira

Continua depois da publicidade

O Rio Grande do Sul registrou 31 mortes devido às fortes chuvas que atingiram o estado desde o final de semana. A Defesa Civil informou na manhã desta sexta-feira (3) que além das mortes, ainda há 74 pessoas desaparecidas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No total, a chuva afetou 245 municípios. Há 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 estão desalojadas. São, no total, 351.639 pessoas afetadas e 56 feridos até esta manhã.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Litoral de SP será atingido por temporal ainda nesta quarta-feira

• Temporal inunda cidades da Baixada e deixa VLT em Santos alagado

• Temporal castiga regiões do Espírito Santo e do Rio de Janeiro

O governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou, nesta quinta-feira, em live, que "as pessoas devem levar a sério essa situação, busquem se proteger”, disse. “Estamos fazendo milhares de resgates, mas é absolutamente impossível atender a todos com as condições climáticas que estamos vivendo”, disse. “O clima tem sido impiedoso".

O rio Guaíba, em Porto Alegre, atingiu, na madrugada desta sexta-feira, o nível mais alto desde 1941, com 4,23 metros. O nível de alerta para a região do centro é de 2,5 metros, sendo 3 metros para inundação.

Continua depois da publicidade

A base da Guarda Municipal na orla do Guaíba precisou ser fechada e a área será patrulhada preventivamente até a normalização.

Um abrigo na Casa dos Correios também precisou ser desativado devido ao avanço das águas. As pessoas foram transferidas para uma escola municipal. 

Até o momento, a região das ilhas foi a mais afetada, pois a inundação ocorreu após o nível do rio atingir 2,2 m. Moradores da área foram resgatados e levados a abrigos municipais.

Continua depois da publicidade

Foi decretado estado de calamidade pública no município pela Prefeitura de Porto Alegre.

A Defesa Civil divulgou um novo alerta indicando a possibilidade de continuidade das chuvas até o meio-dia de segunda-feira (6).

O estado do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade na noite desta quarta-feira. Mais de 4 mil pessoas já foram resgatadas, encaminhadas para atendimento médico ou para abrigos públicos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software