DE OLHO NO AVC

Tremor nas mãos e dor de cabeça podem ser sintomas de AVC; entenda a doença

A doença que aparece mais em homens é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações no mundo

Nathalia Fruchi

Publicado em 29/05/2023 às 11:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Dor de cabeça opode ser sintoma de Acidente Vascular Cerebral (AVC) / Marcos Santos Usp imagens

Continua depois da publicidade

O AVC foi a principal causa de morte no Brasil em 2022, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil. A Gazeta e o Diário conversaram  com especialista que alertou como identificar e prevenir o  Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O que causa a doença? 

Continua depois da publicidade

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que aparece mais em homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Histórico familiar importa? 

Continua depois da publicidade

A Gazeta conversou com a médica Carla Vinhal, especializada em atendimento à família e comunidade, que contou sobre o histórico familiar em casos de AVC. “A história de familiares com AVC se torna particularmente importante se parentes de primeiro grau (especialmente pai e mãe) tiveram um desses eventos de forma precoce. Se sua mãe teve infarto ou AVC antes dos 65 anos, é sugerido que você procure um médico de referência para contar sobre isso e fazer uma avaliação do risco cardiovascular, através da conversa, exame físico e exames complementares, se for indicado", reforçou. 

É importante ressaltar que a idade de oberservação muda."Se o seu pai teve um desses eventos antes dos 55 anos, você também deve receber orientações e cuidados considerando esse histórico", pontuou Carla Vinhal. 

Como identificar os sintomas? 

Continua depois da publicidade

A algumas coisas para se atentar para evitar um derrame, sendo ele o sorriso. A médica informa."Se ao tentar sorrir a sua boca fica torta e um dos lados diferente do outro pode ser um sinal", diz Vinhal.  

Ainda segundo a especialista, outra coisa para perceber é o abraço. Se a pessoa sentir dificuldade ao levantar os dois braços por perda de força muscular que não havia antes, é importante procurar um médico para averiguar a causa.

A música é outro indicativo para se observar para evitar o AVC. Carla explica: “se é difícil cantar ou a sua fala fica embolada e não há outro motivo aparente é importante a pessoa procurar um especialista”. 

Continua depois da publicidade

O tremor nas mãos também pode ser indício de um Acidente Vascular Cerebral. A médica entrevistada pela Gazeta termina ressaltando a importância de se chamar a emergência o mais rápido possível diante dessas situações.

Prevenções

Segundo a médica, existem formas comprovadas de prevenir o AVC. Para isso, o paciente deve tomar algumas medidas que incluem  hábitos saudáveis de vida e controle de doenças crônicas, de forma geral.

Continua depois da publicidade

“Atividade física regular, idealmente pelo menos 150 minutos por semana, de leve a moderada intensidade é uma das principais medidas. Outro fator que deve se atentar é a redução da quantidade ou parada do hábito de fumar, já que está diretamente relacionada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares como infarto e AVC", reforça Carla Vinhal. 

Carla reforça que também é importante moderar na ingestão de bebidas alcoólicas. 

Para quem quer se informar mais sobre métodos de prevenção, o governo disponibiliza um Guia Alimentar para a População Brasileira e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. 

Continua depois da publicidade

Já para quem busca o auxílio para tratamento sobre redução ou abandono do cigarro e todas as condições envolvidas, as Unidades Básicas de Saúde com equipes de saúde da família de todo o País oferecem esse atendimento. Procure a mais próxima de sua residência.
 
*sob supervisão de Matheus Herbert.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software