Ao menos 209 veículos atravessavam o trecho a cada intervalo / Divulgação/Dersa
Continua depois da publicidade
O tempo de espera para a fila da balsa na travessia entre Ilhabela e São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, caiu para 1h30 na madrugada desta quarta-feira (16), no retorno do feriado prolongado.
No final da noite de terça (15), os turistas chegaram a esperar até cinco horas para utilizar o serviço. Ao menos 209 veículos atravessavam o trecho a cada intervalo. Das 2h30 às 5h30, as balsas saem a cada 60 minutos; e a partir das 5h30 voltam a sair a cada 30 minutos.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Dersa, empresa ligada à gestão Geraldo Alckmin (PSDB) que é responsável pela operação das balsas, a travessia conta com quatro embarcações para operação neste retorno de feriado -o tempo nublado também influi nas condições do serviço.
Como a Folha de S.Paulo mostrou em outubro, a espera acima de três horas tornou-se corriqueira no trecho. A previsão informada no site, inclusive, pode ser enganosa: quando a reportagem realizou a travessia, demorou o dobro do tempo estimado, que era de 1h30.
Continua depois da publicidade
À época, a empresa afirmou que o trecho ganharia mais duas balsas ainda em novembro e uma terceira em janeiro. Há ainda outra em manutenção corretiva, o que totalizaria oito balsas, o dobro das que operam nesta terça caso todas estivessem disponíveis.
Feriado frustrado
Com mau tempo no litoral paulista durante os quatro dias do feriado, a maior parte dos turistas antecipou a volta para a região metropolitana, diluindo o trânsito nas estradas.
Continua depois da publicidade
Para o motorista que foi à Ilhabela, no entanto, o transtorno não para na travessia.
Apesar de a maior parte das rodovias que cortam a Grande São Paulo contarem com tráfego tranquilo, o trânsito na Rio-Santos tinha congestionamentos na noite desta terça.