Muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre o processo a realizar na urna / Tomaz Silva/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cerca de 156 milhões de pessoas estão aptas a votar este domingo (30), quando acontece o segundo turno das Eleições 2022. É hora de escolher um candidato a presidente da República e, em alguns estados, um candidato a governador. Como algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como usar a urna eletrônica, a Gazeta preparou um passo-a-passo mostrando o processo ser feito na cabine de votação neste domingo (30).
Como votar nas eleições 2022:
Continua depois da publicidade
1. Quando chegar à cabine de votação, a urna deve exibir uma mensagem informando que está pronta para receber o voto.
Continua depois da publicidade
2. O primeiro cargo para o qual o eleitor deverá votar é o de governador do Estado (dependendo da Unidade da Federação), com quatro números. Na imagem abaixo, o simulador do TSE mostra algumas opções de números fictícios de candidatos. No dia da votação, nenhum número será pré-exibido. É recomendado que o eleitor leve consigo uma "colinha" com os números de cada candidato que deseja votar.
Para votar a favor de um candidato para este cargo o eleitor deverá pressionar dois dígitos. A urna irá mostrar também, junto à foto do candidato escolhido, o perfil do vice-governador respectivo. Para validar a escolha, basta apertar "Confirma" e ir para o próximo e último cargo a ser votado.
Continua depois da publicidade
3. Para terminar a sessão de votação o eleitor deverá escolher um candidato a presidente. Para isso, devem ser informados os dois dígitos correspondentes ao pleiteante. A urna irá exibir a foto do candidato escolhido e também de seu vice. Se estiver correto, basta validar a escolha pressionando "Confirma".
Ao final de todo o processo a urna eletrônica irá exibir a mensagem "FIM", confirmando que o eleitor concluiu o processo com sucesso.
Continua depois da publicidade
Um lembrete importante é que, em todos os passos citados acima, o eleitor também poderá apertar o botão "Branco", caso prefira não votar para algum cargo específico. Também é possível optar pelo voto em branco para os dois cargos.
Caso o eleitor pressione números aleatórios ou que não correspondem a nenhum candidato, a urna exibirá a mensagem "Voto nulo". Ainda assim é permitido pressionar o botão "Confirma" e avançar no processo de votação.
O simulador de urna do TSE pode ser acessado neste link: https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/governadorT2.html
Continua depois da publicidade