CAIO FRANÇA
Em dezembro, a Alesp aprovou o projeto que autoriza a inclusão da cannabis medicinal no SUS; Caio França garantiu que governador vai sancionar
Tarcísio de Freitas / Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
O deputado estadual Caio França (PSB) garantiu que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai sancionar o projeto de lei que libera o fornecimento de medicamento à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo.
“Tô muuuuuito feliz! Acabo de sair de uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas que confirmou que vai sancionar o PL 1.180/19. Com isso, São Paulo estará na vanguarda ao fornecer os medicamentos à base da cannabis pelo SUS para diversas patologias”, escreveu o parlamentar, pelo Instagram.
Continua depois da publicidade
"Ele foi muito sensível ao projeto e vai sancionar, garantindo que São Paulo esteja na vanguarda deste assunto no Brasil", disse ainda.
Continua depois da publicidade
Na penúltima semana de dezembro de 2022, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei que autoriza a inclusão de medicamentos à base de cannabis sativa na rede pública do Estado. A projeto é de autoria de Caio França, com a participação de outros deputados.
Pelo Twitter, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), celebrou a possibilidade. “Cumprimento ao Caio França e ao governador Tarcísio de Freitas pela notícia de sanção do Projeto de Lei que obriga o Governo de São Paulo a fornecer medicamentos de origem da cannabis”, disse Márcio França, que é pai de Caio.
Ainda segundo o deputado estadual, a proposta, quando entrar em vigor, deve ajudar muita gente. “Serão muitas famílias beneficiadas através desse projeto e precisava compartilhar isso com todos vocês que ajudaram desde o começo”, escreveu ainda.
Continua depois da publicidade
Eleito na base conservadora do bolsonarismo, Tarcísio pode enfrentar resistência ao autorizar o uso da cannabis medicinal. Segundo aliados, porém, o tema tende a sensibilizar Tarcísio, já que o tratamento com cannabis beneficia portadores de doenças raras. Uma de suas bandeiras de campanha foi a defesa das pessoas com deficiência.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou 23 produtos de cannabis para uso medicinal
Continua depois da publicidade