LIGAÇÃO SECA
Instância debaterá em Brasília melhores acessos e a ligação seca Santos-Guarujá; nova gestão quer tirar do papel uma história de 97 anos
A deputada Rosana Valle vê no debate a forma de viabilizar a construção, mesmo sem a privatização / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em conjunto com outros parlamentares, está debatendo a construção do túnel Santos-Guarujá. Para tanto, foi criada a Subcomissão de Portos Brasileiros, que tem entre os seus objetivos tornar o Porto de Santos mais competitivo, com mais e melhores acessos, e com a construção da ligação seca Santos-Guarujá. Em breve, a deputada federal Rosana Valle (PL-SP) assumirá a presidência da Subcomissão.
No último dia 5 de junho, a deputada esteve no cais santista para conhecer o trabalho da nova gestão do Porto, dirigido por Anderson Pomini, diretor-presidente do Porto de Santos, Autoridade Portuária, e também para verificar quais têm sido as ações do governo Lula no Porto. Esteve com Rosana uma comitiva de parlamentares, liderada pelo deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara. A deputada promete que dará prioridade a essa ligação seca, tão necessária às mais de centenas de milhares de habitantes da região.
Continua depois da publicidade
“É fato que, mesmo sem a privatização, a pauta do Porto tem que continuar. O Porto precisa se tornar mais competitivo, os acessos precisam melhorar, a ligação seca entre Santos e Guarujá precisa acontecer. Como o governo federal vai fazer isso sem privatizar o Porto é que a gente precisa debater e estudar. O Porto é prioridade e a gente vai continuar sem desistir, lutando pelo o que é melhor para a nossa população”, afirmou Rosana Valle em vídeo produzido para as suas redes sociais oficiais, logo após a visita ao cais.
No papel há quase 100 anos…
Continua depois da publicidade
A Autoridade Portuária explicou que a história da construção da ligação seca entre as cidades da Baixada Santista possui quase um século, 97 anos, “a deputada Rosana é daqui, conhece com detalhes, é da região, sabe da importância dessa obra. Por dia, cruzam esse canal cerca de 50 mil pessoas. Então, o túnel conta com todos os modais VLT, seja ciclistas, pedestres, caminhões não inflamáveis e veículos leves“, contou Anderson Pomini, a respeito da ligação feita, até hoje, por balsas.
Nesta terça-feira (13), a pedido do deputado Kiko Celeguim (PT-SP), a Comissão convidou Pomini, representando o ministro de Portos e Aeroportos, e também o ministro dos Transportes, Renan Filho, o secretário de parcerias em investimentos do estado de São Paulo, Rafael Benini, representando o governador do estado de São Paulo, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, e outras autoridades portuárias, e em túneis e transportes do Brasil e de São Paulo, para promover mais debates sobre a construção do túnel.
Informações da Agência Câmara de Notícias dão conta de que, juntas, Santos e Guarujá reúnem cerca de 800 mil habitantes. "A execução da obra do túnel, além de fundamental para contribuir com a qualidade de vida dos moradores dali, também é garantia de desenvolvimento e avanços para a Baixada Santista", defende Celeguim.
Continua depois da publicidade
O projeto do túnel Santos-Guarujá é motivo de divergências entre o governo federal e o governo estadual. Este, de Tarcísio de Freitas (Republicanos), quer a privatização. Aquele, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não quer uma privatização tão ampla quanto a que vem sendo planejada pelo governador do estado, desde quando ele era secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo Dilma Roussef.
Continua depois da publicidade