Especialistas dão dica para manter a pele hidratada / Senivpetro/Freepik
Continua depois da publicidade
Uma boa alimentação ajuda na hidratação da pele. Por isso, a reportagem da Gazeta e o Diário listaram alimentos e outras dicas que ajudam você a manter a pele saudável e nutrida.
1 - Figado e gema de ovo
Continua depois da publicidade
A nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Vitória Rios, disse à Gazeta quais alimentos são bons para a pele. “Os alimentos bons são ricos em vitamina A. Um exemplo disso são os de origem animal, como: fígado e gema de ovo. Eles são ricos em betacaroteno. Já alimentos de origem vegetal, podemos ressaltar: cenoura, tomate, abóbora, mamão", reforçou.
2 - Laranja, limão e acerola
Continua depois da publicidade
A laranja, limão e acerola são outros alimentos que agem a favor do nosso corpo. A nutricionista explica: "esses alimentos são ricos em vitamina C e essa vitamina atua na síntese de colágeno.”
3 - Feijão e lentilhas
Outra fonte de alimentos que são bons para a pele são as leguminosas, isso porque elas são ricas em minerais como: zinco, cobre, selênio. “Eles contribuem com a parte antioxidante. Grãos que são recomendados são feijão, lentilha, grão de bico e também castanhas, amêndoa, nozes, vegetais e cereais integrais", reforça Vitória Rios
Continua depois da publicidade
4 - Limpeza de pele
O skin care é uma tendência importada da Coréia do Sul e é extremamente recomendada entre os dermatologistas. A Gazeta conversou com o José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e diretor clínico da clínica Dermagynus que disse: "nosso corpo é formado por 70% de água. E a água também é importante na pele", iniciou o bate papo.
"Uma pele desidratada é uma pele fraca, é uma pele sem defesas, sendo propícias a infecção, eczemas, a coceiras e um envelhecimento mais acelerado. Por isso que indicamos a hidratação no corpo todo. Mas quando se trata da hidratação do rosto, o melhor momento para hidratá-la através do skin care é depois do banho. Sendo que o banho deve ser morno e rápido porque o banho quente demorado também leva a desidratação", completou José Roberto Fraga Filho.
Continua depois da publicidade
O médico ainda dá dicas de como fazer o passo a passo. “Começamos lavando, depois hidratando e por último passando o protetor solar adequado pro seu tipo de pele", pontua o dermatologista entrevistado pela reportagem.
Ele ainda ressalta que o uso do protetor solar é indispensável. “O protetor solar é muito importante por ser o que faz a pele menos envelhecer, por isso recomendamos que todos os pacientes usem o protetor solar de domingo a domingo, inclusive em ambientes fechados", finalizou José Roberto Fraga Filho.
5 - Alimentos que são inimigos da pele
Continua depois da publicidade
A nutricionista Vitória Rios alerta que alguns alimentos podem ser evitados ao cuidar da pele, entre eles, o leite. “Pessoas com predisposição genética a acne podem ser sensíveis à proteína do leite. Então, um elevado consumo de lácteos e whey nessas pessoas, pode ser um fator para desenvolver acne por essa proteína estimular o aumento das células sebáceas”, reforça.
O açúcar também pode ser um inimigo da sua pele. “Uma alimentação com excesso de açúcar pode desencadear acne em pessoas com mais pré disposição”, finaliza Vitória Rios.
sob supervisão de Matheus Herbert.
Continua depois da publicidade