CORPO HUMANO

Saiba diferenciar os sintomas da rinite e sinusite e como tratá-los

Pessoas acabam se confundindo ao tentar identificar se estão com sinusite ou rinite, pela semelhança dos sintomas; entenda a diferença das doenças e como tratá-las

Nathalia Fruchi

Publicado em 19/05/2023 às 17:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Rinite e sinusite aparecerem mais em climas frios, saiba como tratá-los / DCStudio no Freepik

Continua depois da publicidade

Com a chegada do inverno muitas pessoas começam a reclamar de corizas, garganta inflamada e até dor de cabeça. Isso pode se dar ao fato de que nesta época do ano o clima está mais propício as pessoas terem ataques de rinite e sinusite. Mas, muita gente não sabe diferenciar uma da outra e por isso a Gazeta e o Diário separaram as principais particularidades para você identificar a doença e saber como tratá-las.  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Rinite

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Médicos retiram parte do crânio de mulher devido a caso de sinusite; veja fotos

• Rinite, sinusite e os 'ites' do outono e inverno; veja dicas para evitar alergias

A rinite é causada por uma inflamação no nariz. Segundo a biomédica Anna Carolina Duarte, coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Guarulhos (UNG), ela tem características específicas. "Pode ser aguda ou crônica, sendo bastante frequente na população”. 

Sintomas: 

Continua depois da publicidade

Já os sintomas podem variar entre nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. 

A biomédica ainda afirma que suas causas são, principalmente, alergias e viroses (como resfriado e gripe). "Não é considerada uma doença grave, porém pode comprometer a qualidade de vida", reforçou Anna Carolina Duarte. 

Tratamento: 

Continua depois da publicidade

Em entrevista exclusiva à Gazeta, a especialista reforça medidas que podem ser tomadas para evitar a rinite. "É sempre recomendado a higiene adequada dos ambientes e evitar o acúmulo de poeira, cheiros fortes, fumaça de cigarro ou outros agentes que podem irritar a mucosa nasal". 

Caso os sintomas persistirem a biomédica ressalta que existe tratamento.“O tratamento visa diminuir a inflamação e melhorar os sintomas respiratórios, possibilitando uma respiração mais fluida. Por isso sempre é bom consultar seu médico". 

Sinusite

Continua depois da publicidade

Diferente da rinite, Anna Carolina Duarte explica que a sinusite é a inflamação na mucosa das cavidades paranasais (ou “seios da face”). As duas doenças são recorrentemente confundidas pois ambas estão relacionadas à obstrução nasal, coriza (que acontecem também na rinite).

Sintomas: 

Os principais sintomas que diferenciam as duas é a sensação de cabeça pesada, dores na face e de cabeça - podendo haver febre em alguns casos. 

Continua depois da publicidade

Outro fator que diferencia sinusite da rinite é o tempo. Ela pode variar, sendo aguda, subaguda, recorrente ou crônica, pela gravidade dos sintomas.

Tratamento

A biomédica reforça que se os sintomas persistirem “é necessário procurar orientação médica, pois os tratamentos estão associados ao uso de antibióticos e corticoides e, em alguns casos específicos, até a realização de cirurgia", finalizou Anna Carolina Duarte. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software