Rainha Elizabeth ao conhecer o jogador Pelé durante visita ao Brasil em 1968 / Arquivo Nacional
Continua depois da publicidade
O Brasil estava em plena ditadura militar quando recebeu pela primeira e única vez a Rainha Elizabeth II. Os 42 anos de idade, e somando outros 16 de reinado, a monarca visitou o País entre os dias 1º e 11 de novembro de 1968.
Relembre fatos marcantes da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil:
Continua depois da publicidade
Apagão de energia obrigou almoço à luz de velas
Segundo o portal "BBC News Brasil", pouco depois de pousar no Aeroporto de Guararapes, em Recife, a Rainha seguiu acompanhada do Príncipe Philip para o Palácio do Campos das Princesas, onde foram recebidos pelo governador Nilo Coelho (1920-1983) e outras autoridades e personalidades para um evento de recepção que incluía um almoço. Porém, um apagão de energia acabou pegando todos de surpresa e a refeição teve de ser servida para a realeza à moda antiga, à luz de velas.
Continua depois da publicidade
Barco real funcionava como "embaixada flutuante" do Reino Unido
Após deixar Recife, a Rainha esteve, nos dias 2 e 4 de novembro, a bordo de seu barco real, o Britannia. O barco tinha 125 metros de comprimento e tinha três cozinhas, sendo uma delas apenas para preparar refeições para a Rainha, conforme revela o jornalista e pesquisador Jorge de Souza, autor de Histórias do Mar — 200 Casos Verídicos de Façanhas, Dramas, Aventuras e Odisseias nos Oceanos (2019).
Comerciante dribla seguranças; rainha ganha par de onças
Continua depois da publicidade
Após navegar de Recife a Salvador, a Rainha passou por pontos famosos da capital Bahiana como a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra e o Mercado Modelo. Durante sua estadia na cidade, um lojista chamado Américo Oliveira Lopes furou o esquema de segurança real e entregou ao Duque de Edimburgo um presente: berimbau.
Por falar em presentes, foi em Brasília que a monarca britânica foi surpreendida com um casal de onças oferecida a ela pelo então prefeito de Brasília Wadjô Gomide (1932-2003). Os animais foram enviados ao Reino Unido de avião.
Inauguração do MASP - "Ela gostou do samba", diz Elza Soares
Continua depois da publicidade
A rainha foi recebida em um jantar cheio de shows organizado pelo governador do estado de SP em exercício, Abreu Sodré (1917-1999). No line-up estavam os cantores Wilson Simonal (1938-2000), Jair Rodrigues (1939-2014) e Elza Soares (1937-2022). Os três encerraram o show cantando "A Voz do Morro" (1955), do sambista Zé Keti (1921-1999).
"Ela gostou do samba, viu! Até quebrou o protocolo, marcando o ritmo com o pé. Que loucura essa vida!", escreveu a cantora no Twitter, no dia 6 de novembro de 2019.
Na quinta, dia 7, a visita incluiu a inauguração do Museu de Arte de São Paulo (MASP) onde a líder do império britânico se surpreendeu com um quadro de Winston Churchill (1874-1965).
Continua depois da publicidade
Inauguração das obras da Ponte Rio-Niterói, jogo no Maracanã e conhece Pelé
No estado do Rio de Janeiro, a Rainha também teve uma agenda agitada. Ela participou de um evento de inauguração das obras de um dos cartões postais do Estado, a Ponte Rio-Niterói. Depois, assistiu a um desfile de carnaval improvisado e ainda teve fôlego para ir ao Maracanã, assistir a uma partida entre paulistas e cariocas, na qual Pelé fez seu gol de número 900.
"Eu guardo este dia com carinho na memória", postou Pelé, em suas redes sociais, no dia 9 de abril de 2021. Anos mais tarde, em 1997, o jogador recebeu da monarca o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico.
Continua depois da publicidade