Mercado Imobiliário

Por que a tecnologia BIM vem revolucionando a construção civil da Baixada Santista

Construtora e Incorporadora Talenco é uma das primeiras na Praia Grande a usar o BIM (Building Information Modeling), sistema de modelagem virtual que produz uma espécie de "ressonância magnética" de edificações e instalações

Da Reportagem

Publicado em 22/06/2022 às 12:15

Atualizado em 22/06/2022 às 12:17

Compartilhe:

Ferramenta ajuda a ter mais controle dos processos e dá mais precisão na execução / Foto: Reprodução/Unsplash

Quando imaginamos o projeto de construção de um prédio, visualizamos plantas de imóvel no papel, com medidas e listas de materiais. E se o engenheiro pudesse visualizar o prédio pronto, em seu computador, contando com todas as medidas corretas, toda parte hidráulica e elétrica, com materiais, texturas, como se fosse uma “ressonância magnética” da edificação? Essa tecnologia existe e se chama BIM (Building Information Modeling - Modelagem de Informação da Construção, em português), a qual é um dos diferenciais que a construtora Talenco traz para Praia Grande, revolucionando o setor da Construção Civil na Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


"Usamos a tecnologia BIM como uma forma de melhorar a comunicação entre os setores que trabalham na construção de um empreendimento e também para proporcionar exatidão no planejamento da obra e consequente economia de tempo de materiais. Com a BIM, temos ganhos de até 40% no tempo de projeção e planejamento do orçamento das nossas construções", afirma um dos sócios da Talenco, o engenheiro civil Fábio Moraes.

Nesse sistema, o profissional pode usar várias ferramentas como TQS, Revit, Archicad, entre outras, para inserir, ler ou editar as informações inseridas no modelo. Em outras palavras, é um conjunto de dados das áreas do projeto que devem trocar informações por meio de um arquivo chamado IFC. Assim, existe maior controle dos processos, medidas de todos os elementos da construção, desde colunas a objetos maiores, valores e a possibilidade de manusear os elementos virtualmente, e ainda obter números precisos.

Talenco é uma das primeiras construtoras a usar esta tecnologia de ponta na Baixada Santista. (Foto: Arquivo pessoal)

“Na prática, o BIM é uma ferramenta de operações de design multidimensional, para criação e construção, em que os profissionais planejam modelos 3D virtuais, inserindo todas as partes estruturais do projeto. Assim, planeja-se o ‘esqueleto’ da obra, onde são inseridos inclusive os sistemas elétrico e hidráulico. É uma forma do projeto ser bem executado desde o início, com todos os seus detalhes”, ressalta o engenheiro. 


Sobre a Talenco
Fundada em 2017 pelos profissionais paulistanos Fábio Moraes e Hugo Guimarães, a Talenco tem o município de Praia Grande como sede. A Talenco propõe fazer o diferente, trazendo construções com conceitos arquitetônicos exclusivos e alta tecnologia envolvida. Além disso, os empreendimentos estão situados no Canto do Forte, bairro nobre da cidade e o qual é bem próximo a centros comerciais, como o do bairro Boqueirão, com escolas e toda a infraestrutura necessária.

Outro ponto que a empresa tem como valor é a sustentabilidade, evitando o desperdício e fazendo reaproveitamento de material, reuso de água, utilizando equipamentos e acessórios de plástico e metálicos em vez de madeira, sempre viabilizando soluções sustentáveis de energia.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Motoristas têm dificuldade até a Capital; veja trechos

De acordo com informações da Ecovias, o Sistema Anchieta-Imigrantes tem 8 km de congestionamento

Cotidiano

Medo do trânsito? Veja as condições da saída de Praia Grande

O Diário do Litoral utiliza aplicativos de monitoramento do trânsito, como o Waze, para te atualizar sobre o fluxo de veículos na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter