Episódios prolongados requerem visita ao médico / Pref de Três Barras SC/Divulgação
Continua depois da publicidade
O corpo humano possui diversas formas de alertar para anomalias em seu funcionamento. Problemas como pressão no trabalho, correria, dificuldades no relacionamento, e falta de dinheiro podem acentuar a situação. É neste cenário que temos uma das reações mais clássicas do corpo em situação de estresse: o tremor das pálpebras.
O dicionário da Língua Portuguesa define o estresse como o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar seu equilíbrio. O texto conta com informações da coluna Viva Bem, do "Uol".
Continua depois da publicidade
Por que as pálpebras tremem?
O tremor dessa região ocorre porque os músculos que controlam as pálpebras são muito finos e delicados. Esses músculos acabam sendo mais sensíveis às elevações de catecolaminas (adrenalina, noradrenalina), que, quando estão em níveis altos, resultam no fenômeno conhecido como blefaroespasmo, ou tremor das pálpebras.
Continua depois da publicidade
A manifestação acontece de forma não-anunciada e de modo repetido e involuntário, sendo que a contratura ocorre, em geral, em apenas um dos olhos. Este pode ser um sinal de estresse, e pode ser atenuado pelo uso excessivo de celulares, computadores e também pelo excesso de fadiga.
Ainda de acordo com a coluna, a movimentação involuntária de uma das pálpebras pode ter relação com a alta de cafeína no corpo. Outras razões incluem a falta de nutrientes (baixos níveis de vitaminas do complexo B) e doenças nos olhos. É recomendada uma visita ao médico caso o tremor se mantenha por um longo período.