O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello / Jose Lucena/Futura Press/Folhapress
Continua depois da publicidade
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu nesta terça-feira (8) com governadores e prometeu que a vacina de Oxford contra o coronavírus deve começar a ser aplicada no Brasil no fim de fevereiro. Além disso, no encontro, Pazuello disse também que as primeiras 8,5 milhões de doses da Pfizer, de uma compra de 70 milhões, deve chegar ao País no primeiro semestre de 2021.
O primeiro lote de Oxford, com 15 milhões de doses, chega ao País já em janeiro. A farmacêutica AstraZeneca deve submeter o registro de sua vacina em parceria com a universidade de Oxford até o final de dezembro de 2020, e o prazo de análise da Anvisa é de cerca de 60 dias, segundo Pazuello.
Continua depois da publicidade
O ministro da Saúde disse que o SUS tem acordos para receber 300 milhões de doses em 2021, sendo 260 milhões de Oxford/AstraZeneca e mais cerca de 40 milhões obtidas por meio do consórcio Covax Facility.
As vacinas devem ser aplicadas em duas doses. A conta ignora possíveis compras da vacina da Pfizer ou da Coronavac, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Nesta segunda-feira (7), o governador de São Paulo, João Doria anunciou que começará a vacinar a população de São Paulo no dia 25 de janeiro com a Coronavac.
Continua depois da publicidade