Brasil

Mulher diz ser a dona de Jericoacoara, paraíso nacional, e pede áreas de volta

O local é um dos principais destinos de milhares de turistas no Nordeste

Jeferson Marques

Publicado em 20/10/2024 às 10:35

Compartilhe:

Empresária diz ser a dona de Jericoacoara/Foto ilustrativa / Foto de Roberto Garrido/Pexels

Uma empresária cearense apresentou um documento onde diz que é a dona da Vila de Jericoacoara, um dos principais destinos procurados por turistas no Brasil. Ele procurou o o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) em julho de 2023 e quer 80% das terras.

O documento apresentado tinha, ainda, uma escritura, e a empresária disse estar disposta a negociar uma parte das terras com o estado. Ela cederia as áreas que estão tituladas a terceiros até dezembro de 2022, em troca do restante ser retirado da circunscrição da vila, ficando para ela, o que daria uma área total de 38% do que é hoje.

A mulher alega que dois grandes terrenos que compõem a Vila de Jericoacoara foram comprados pelo seu ex-marido, em 1983, e que ela tem direito sobre eles, vindo-os reivindicar 41 anos depois.

O estado propôs um acordo para que todo o local continuasse como está, mas a defesa da empresária não aceitou.

O caso foi parar na Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), que atestou a legalidade dos documentos apresentados por ela. Ou seja, ela realmente tem direito ao local.

Desde então novos acordos estão sendo tentados, como ela abrir mão de toda a parte que questiona, mantendo o comércio e o turismo funcionando normalmente, ficando com outra parte, menor do que a que deseja, mas recebendo uma compensação financeira por isso.

Todavia, nada foi implementado ou documentado, ainda.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Depois de morta, criança estaria realizando milagres no litoral de SP

Túmulo onde o menino está sepultado recebe dezenas de visitas diárias, faixas e placas com agradecimentos pela graça alcançada

Cotidiano

Após furto, prefeitura arruma Espaço Pet do Embaré, em Santos

A prefeitura também reforçou a importância da participação da comunidade na preservação do espaço

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter