REDUÇÃO

Lula reduz taxa de juros para empréstimos de projetos de inovação

A expectativa da ministra Luciana Santos, é que a redução dos juros do FNDCT provoque um forte aumento da demanda por crédito

Joana Cunha - Folhapress

Publicado em 24/04/2023 às 19:25

Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei, nesta segunda-feira (24) que reduz a taxa de juros nos empréstimos concedidos pela Finep / Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei, nesta segunda-feira (24) que reduz a taxa de juros nos empréstimos concedidos pela Finep ( Financiadora de Estudos e Projetos) para estimular a inovação e digitalização no País.

Para projetos que utilizarem os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a taxa será a TR -cerca de 2% ao ano- e não mais a taxa de mercado -a TJLP, de 7,28% ao ano.

A expectativa da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, é que a redução dos juros do FNDCT provoque um forte aumento da demanda por crédito.

A ministra diz que o volume de recursos liberados pela Finep em operações de crédito atingiu R$ 1,1 bilhão em meados de abril, mais do que o dobro do valor desembolsado no mesmo período de 2022.

A medida está alinhada ao discurso do presidente, que pretende baixar os juros da economia. Lula pressiona o Banco Central para a redução da Selic, a taxa básica.

A Finep é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro. A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cidades do litoral norte de SP estão com praias impróprias; veja quais e evite-as

O Mapa de Qualidade das Praias foi divulgado nesta quinta-feira (19) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)

Cotidiano

Quatro cidades do litoral de SP estão com quase todas as praias impróprias; veja

A informação consta no Mapa de Qualidade das Praias, divulgado nesta quinta-feira (19), pela Cetesb

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter