MERCOSUL-UNIÃO EUROPEIA
Encontro tem a intenção de consolidar o acordo econômico entre Mercosul-União Europeia; guerra na Ucrânia também está na pauta
Lula / Ricardo Stuckert/PR
Continua depois da publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber nesta segunda-feira a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen. O encontro está marcado para o Palácio do Planalto, em Brasília, às 13h.
De acordo com o governo federal, o evento se enquadra no conceito de retomada das relações do Brasil com a União Europeia e de avanço em torno de temas que ambos trataram em uma conversa por telefone em 17 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, eles reforçaram as possibilidades de parcerias econômicas entre Brasil e União Europeia, citaram a possibilidade de consolidar o acordo Mercosul-União Europeia, que envolve os mercados de bens, serviços, investimentos e compras governamentais das duas regiões, além do interesse mútuo de combate ao desmatamento e às consequências das mudanças climáticas.
As possibilidades de avançar nas tratativas para um potencial acordo de paz entre Ucrânia e Rússia também vão fazer parte das conversas desta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Nesses primeiros cinco meses de mandato, Lula já realizou encontro bilaterais com algumas lideranças da União Europeia, como o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.