MERCOSUL-UNIÃO EUROPEIA

Lula recebe presidente da Comissão Europeia nesta segunda

Encontro tem a intenção de consolidar o acordo econômico entre Mercosul-União Europeia; guerra na Ucrânia também está na pauta

Bruno Hoffmann

Publicado em 11/06/2023 às 20:33

Atualizado em 11/06/2023 às 20:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Lula / Ricardo Stuckert/PR

Continua depois da publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber nesta segunda-feira a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen. O encontro está marcado para o Palácio do Planalto, em Brasília, às 13h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com o governo federal, o evento se enquadra no conceito de retomada das relações do Brasil com a União Europeia e de avanço em torno de temas que ambos trataram em uma conversa por telefone em 17 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'Celebração da união', diz ministro de Lula sobre Parada LGBT+

• Criador da Marcha para Jesus diz que Lula seria 'recebido com carinho'

• Lula reage à vinda de Taylor Swift ao Brasil com tuíte 'profético' de 2018

Na ocasião, eles reforçaram as possibilidades de parcerias econômicas entre Brasil e União Europeia, citaram a possibilidade de consolidar o acordo Mercosul-União Europeia, que envolve os mercados de bens, serviços, investimentos e compras governamentais das duas regiões, além do interesse mútuo de combate ao desmatamento e às consequências das mudanças climáticas.

As possibilidades de avançar nas tratativas para um potencial acordo de paz entre Ucrânia e Rússia também vão fazer parte das conversas desta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Nesses primeiros cinco meses de mandato, Lula já realizou encontro bilaterais com algumas lideranças da União Europeia, como o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software