Brasil

Lula pedirá a países europeus financiamento para fábricas no Brasil

O mandatário elogiou a postura dos países desenvolvidos no encontro entre União Europeia e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, em Bruxelas, na Bélgica

Folhapress

Publicado em 18/07/2023 às 14:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Montadora de carros / Divulgação

Continua depois da publicidade

O presidente Lula (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pedirá a países europeus que financiem a construção de fábricas em nações em desenvolvimento.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O mandatário elogiou a postura dos países desenvolvidos no encontro entre União Europeia e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, em Bruxelas, na Bélgica.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Lula diz que Desenrola vai liberar brasileiros para fazerem novas dívidas 'responsáveis'

• Transição energética será independência verdadeira do Brasil, diz Lula

• Lula se reunirá com apoiadores e opositores da ditadura da Venezuela em Bruxelas

"Na UE o discurso da moda é o seguinte: os países que têm materiais críticos, minérios, urânio, lítio, mesmo quem tem minério de ferro ou bauxita, esses países não podem exportar minério, eles precisam fazer a transformação no seu país para poder ter indústria, para poder gerar emprego, para poder melhorar a capacidade de rentabilidade do país", disse.

Lula disse que considerou uma "evolução" a posição dos países europeus. "Então agora qual é o nosso discurso para a União Europeia: agora queremos que vocês financiem a construção das fábricas que nós precisamos para fazer esse processo de transformação".

Continua depois da publicidade

Ele afirmou que, antigamente, no caso do Brasil, as empresas que extraíam minério deixavam o buraco lá, sem grandes benefícios para o país.

"Agora estão dizendo: em vez de exportar só, faça indústria lá, faça siderúrgica, para você fazer emprego acontecer no seu país. Esse é discurso novo na UE", disse.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software