Brasil
A estimativa é a de que parte do outono e todo o inverno no paÃs não estejam mais sob a influência dessa condição, mas quais serão os seus impactos?
Fim do La Niña trará mudanças climáticas ao Brasil nos próximos meses / Foto de Ahsen/Pexels
Continua depois da publicidade
Desde agosto do ano passado o fenômeno La Niña está influenciando o clima no Brasil, conforme previu a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA). Agora, com ele perdendo cada vez mais força, como será o clima nos próximos meses no país?
Antes de mais nada é importante explicar que o La Niña é uma situação climática que acontece quando as águas do Oceano Pacífico, perto do Equador, ficam mais frias do que o normal. Esse resfriamento afeta o clima em várias partes do mundo, causando mudanças no padrão de chuvas, temperaturas e até dos temporais e das tempestades.
Continua depois da publicidade
Nas próximas semanas o NOAA deve confirmar o fim do La Niña, que deve durar pelo menos até o final do inverno brasileiro. Entraremos, então, na fase de "neutralidade climática", sem a atuação de nenhum fenômeno dessa magnitude.
Sendo assim, mais massas de ar frio conseguirão entrar pela Região Sul do país e se espalhar, e esperam-se mais massas de ar polar avançando pelo Brasil a partir do final de março até o final do inverno em comparação a 2024.
Continua depois da publicidade
Ainda haverão possibilidades de oscilações de temperatura, com dias mais quentes e outros bem frios, assim como a formação de grandes pancadas de chuva por períodos curtos, o que implica em transtornos para todos.
Para finalizar, e a critério de curiosidade, clique aqui e saiba o que poderia acontecer com o planeta se o La Niña não voltasse nunca mais.
*Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Climatempo
Continua depois da publicidade