Brasil

Glamping: entenda o que é este novo estilo de hospedagem

Febre nas redes sociais, o estado de São Paulo já conta com várias opções para quem deseja se hospedar no estilo glamping

Gladys Magalhães

Publicado em 30/04/2023 às 08:00

Compartilhe:

Localizada em São Bento do Sapucaí, as cabanas do Nomad Place foram inspiradas na cultura nórdica / Divulgação

Você já ouviu falar no estilo glamping? Este novo conceito de hospedagem vem fazendo sucesso nas redes sociais, contando, atualmente, com mais de 4 milhões de menções no Instagram e 1,4 bilhão de visualizações no TikTok.

O propósito é conectar o hóspede com a natureza, mas engana-se quem imagina um espaço cheio de barracas com banheiro e cozinha coletiva. O glamping, como o próprio nome denuncia, mistura o camping com glamour.

“Enquanto o camping tradicional geralmente envolve acampar em barracas simples, cabanas ou mesmo trailers, sem muitas comodidades, o glamping é projetado para oferecer acomodações confortáveis, charmosas, luxuosas no meio da natureza. O objetivo do glamping é proporcionar uma experiência natural, porém rústica apenas no estilo e na decoração, mas com o conforto e a conveniência de uma acomodação de luxo”, explica a especialista em turismo, Diana Carvalho, fundadora e CEO da Mundo4e Viagens.

Por que não é hotel?
Se a distância de um glamping para um camping está no conforto, a diferença entre um glamping e um hotel está na privacidade, conforme explica Halmer Marques, idealizador e proprietário do glamping  Nomad Place.  

“Geralmente, um hotel possui uma estrutura maior e mais completa, além de serviço de quarto. Glamping tem como foco a privacidade do hóspede, com uma experiência na natureza, com cabanas com infraestrutura e conforto”, diz Halmer.

Leticia Medica, co-fundadora e CMO do Nido Glamping, acrescenta mais uma diferença entre o glamping e um hotel: a versatilidade.

“O glamping proporciona aos viajantes uma boa experiência gastronômica e inúmeros confortos da vida moderna, como chuveiro a gás, concierge 24 horas, ar condicionado, roupa de cama de luxo, adega com rótulos renomados e wi-fi. Por outro lado, o hóspede também pode percorrer trilhas, explorar as belezas naturais da região, como cachoeiras, e cozinhar as próprias refeições com ingredientes regionais, se quiser.”

Perfil
A maior procura por este tipo de hospedagem ocorre entre jovens casais, porém, o glamping, na opinião de Diana, é voltado sobretudo para quem tem alto poder aquisitivo, visto que as diárias não costumam ser inferiores a R$ 700 o casal.

A seguir, confira seis opções de hospedagem no estado de São Paulo.

European Village
Localizada em Serra Negra possui decoração rústica e uma bela vista panorâmica. A Cabana possui um mezanino que dá acesso ao quarto com ar-condicionado e a varanda com vista para as montanhas. No andar inferior fica a lareira, ideal para os dias frios.

Nomad Place
Localizada em São Bento do Sapucaí, as cabanas possuem o formato A-Frame, Domo e Tiny House, e foram inspiradas na cultura nórdica. O espaço também conta com restaurante próprio e a opção em que o hóspede recebe o chef de cozinha dentro da cabana para preparar uma refeição especial. As cabanas são equipadas com água quente, sabonete, roupa de cama, aquecedor, lareira, geladeira, forno e fogão, cafeteria, louças, churrasqueira, wifi e é pet friendly

Natur Haus
Próxima da Capital, em Embu das Artes, a Natur Haus é um refúgio no meio da natureza. A acomodação possui ofurô na parte externa e uma mini churrasqueira. Com estilo rústico, porém aconchegante, o espaço é pet friendly e oferece serviços de massagem à parte.

Cabana Biguá
A Cabana Biguá está localizada em meio a Serra da Bocaina, em Cunha. A hospedagem tem estilo A-Frame e conta com uma cama king size e uma poltrona perfeitamente posicionadas para que o hóspede aprecie a vista das montanhas.

Na sala, a calefação é um ponto alto e garante um ambiente aconchegante para os dias frios. Na área externa uma rede e uma lareira de chão completam a experiência.

Cabana Barn
Localizada em Santo Antônio do Pinhal, próxima de várias cachoeiras, a Cabana Barn tem banheira interna com hidro e cama King size. Já a área externa possui duas banheiras de imersão com vista e ducha, além de churrasqueira, fogueira e sauna seca.

NIDO Glamping
Localizado no coração da Serra da Mantiqueira, o NIDO Glamping une o melhor da hotelaria de alto padrão com o rústico e primitivo, uma autêntica imersão na gastronomia argentina e momentos únicos de relaxamento. As acomodações, de cerca de 150 m², são suspensas e estão na altura da copa das árvores.

O glamping conta com quatro cabanas, sendo que duas têm cobertura transparente e permitem a experiência de observação das estrelas e da lua ao anoitecer, bem como dos primeiros raios de sol ao raiar do dia, além da vida selvagem da região.

Todas as instalações contam com vista espetacular da serra, rede suspensa, amenidades L’Occitane au Brésil, chuveiro a gás e banheira vitoriana, ar-condicionado, miniadega com renomados vinhos argentinos, área de fogo privativa, wi-fi, entre outros.

Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter