Cacau Show é a maior rede de franquias do Brasil / Divulgação
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Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros e as franquias, cada vez mais, se tornam opções para quem deseja ser o próprio patrão.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) existem no Brasil cerca de 3 mil redes de franquias em operação, que totalizam em torno de 184,3 mil unidades. Entre o primeiro trimestre de 2023 e 2022, o setor apresentou expansão de 7%, com crescimento de 17% no faturamento e de 5% no número de empregados.
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Para a professora Marina Prieto, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Estácio, os números positivos do setor refletem as vantagens da própria natureza do negócio. “Uma franquia é um modelo de negócio no qual uma empresa (franqueador) concede a outra pessoa ou empresa (franqueado) o direito de operar uma unidade de negócio utilizando sua marca, know-how, produtos, serviços e sistemas de operação. A franquia é uma forma de expansão de negócios na qual o franqueador permite que o franqueado utilize seu modelo de negócio bem-sucedido. Elas oferecem uma oportunidade de empreendedorismo com menor risco, pois o franqueado está operando sob uma marca reconhecida e utilizando um modelo de negócio já testado e bem-sucedido”, diz.
Prós
Os riscos reduzidos e o alcance mais rápido de bons resultados, quando comparados com negócios abertos do zero, costumam ser as principais vantagens de se abrir um franquia. Porém, na opinião da professora, esses não são os únicos benefícios.
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“Ao abrir uma franquia você tem um marca reconhecida já estabelecida no mercado. Isso significa que você já terá uma base de clientes em potencial que está familiarizada com a marca, o que pode resultar em uma vantagem competitiva desde o início. Além disso, o franqueado poderá contar com suporte e treinamento, o que costuma ser valioso, especialmente para pessoas que não possuem experiência prévia no setor em que desejam empreender”, ressalta Marina.
Outra vantagem, ainda conforme a professora, é o poder de negociação e economia de escala, visto que os franqueadores costumam negociar contratos e acordos com fornecedores em nome de todos os franqueados, o que pode resultar em preços mais vantajosos para suprimentos, produtos e serviços.
Contras
Ainda que haja vantagens, o valor alto de investimento inicial pode ser um empecilho para quem deseja empreender por meio de uma franquia.
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O especialista Fernando Azevedo lembra ainda que nem sempre o empreendedor terá a liberdade de atuação no negócio, como imaginava. “Um franqueador sério irá fatalmente monitorar e cobrar por resultados, por meio de processos de auditoria e consultoria constantes que se não alcançados e devidamente justificados poderão ensejar cobranças, multas e até o cancelamento do contrato de franquia. Ou seja, o franqueado não será um empregado do franqueador, mas tem que saber que passa a fazer parte de um sistema e será cobrado por resultados e aderência aos processos”, diz.
Cuidados
Para quem, pesando prós e contras, deseja investir no próprio negócio por meio de uma franquia, o especialista em pequenos negócios Rogério Narciso Gomes, docente do curso de Administração da UniFAJ, do Grupo UniEduK, lembra que é preciso tomar alguns cuidados.
“O empreendedor deve observar acima de tudo o nível de reputação do franqueador, sua experiência neste mercado e quanto tempo de ‘janela’ teve no mercado antes de franquear seus ativos. Quantas unidades franqueadas tem, há quanto tempo e como ele se relaciona com seus franqueados”, orienta.
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Rogério afirma ainda ser importante observar as condições contratuais, conversar com outros franqueados, e optar por franquaeadores que sejam associados à ABF. “Isso garante que o franqueador desenvolva padrões éticos e justos de relacionamento com seus franqueados e consumidor final, uma vez que a ABF monitora esta relação”, finaliza.
Vocabulário
Para entender um pouco mais do mercado de franquias, veja algumas palavras-chaves do setor.
Franquia: quando o detentor de um método, patente ou marca, devidamente registrados, concede a terceiros o direito de uso destes ativos, para prestação de serviços ou oferta de produtos a terceiros.
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Franqueador: a pessoa que detém o modelo de negócio.
Franqueado: a pessoa que abre uma franquia mediante licença de um franqueador.
Taxa de Franquia: valor que faz parte do investimento inicial para abrir uma nova unidade de determinada franquia.
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Royalties: valor que se paga, geralmente por mês, pelo direito de uso da marca da franquia.
A seguir, cinco franquias para quem deseja investir no setor.
Cacau Show
De acordo com o último ranking da ABF, divulgado em fevereiro deste ano, a Cacau Show é a maior rede de franquias do Brasil, com cerca de 3,7 mil operações.
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A rede, especializada na venda de chocolates, oferece quatro modelos de franquias, sendo que o que exige menor investimento inicial é o do tipo container, R$ 64,9 mil para o modelo de 6 mts, já contemplando taxa de adesão, primeiro pedido e instalações.
De acordo com a marca, a loja container é um modelo indicado para implantações em locais como estacionamentos de supermercados, home centers, calçadões, praças públicas, pátios de hospitais, universidades, postos de combustíveis, entre outros. O faturamento estimado pode variar de R$ 500 mil a R$ 900 mil ao ano e a previsão de retorno do investimento é a partir de 7 meses de funcionamento.
Casa de Bolos
Maior rede de franquias de bolos do Brasil, a franquia oferece mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade.
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Com 400 unidades espalhadas pelo Brasil, quem deseja abrir uma franquia da marca deve investir R$ 104 mil, que podem ser recuperados em torno de dois anos. O faturamento médio da rede é de R$ 40 mil ao mês.
Sestini
Com investimento inicial a partir de R$ 400 mil é possível se tornar um franqueado da Sestini. A empresa, no mercado há 28 anos, é referência no segmento de bolsas, mochilas, malas e acessórios.
Os produtos de rede estão disponíveis em mais de 60 lojas físicas espalhadas pelo país, incluindo unidades próprias e franquias, que possuem faturamento médio mensal de R$ 100 mil.
Segundo a empresa, o prazo de retorno do investimento inicial é 24 a 36 meses.
Mr. Cheff
Fundada em 2011 na cidade de Londrina (PR), a rede Mr. Cheff atua no setor de alimentação, com a proposta de oferecer um preço acessível a todos os públicos.
Em seus restaurantes, que somam 20 unidades espalhadas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, é possível encontrar porções, pratos executivos e gratinados.
No franchising desde 2018, a rede oferece franquias a partir de R$ 350 mil, que possibilitam um faturamento médio mensal de R$ 130 mil, com retorno de investimento em 18 meses.
Seguralta
Com pouco mais de 1,7 mil unidades e ocupando o 8º lugar no ranking da ABF, a corretora de seguros Seguralta tem 55 anos no mercado e opera em três formatos de negócio: home office, basic e standard.
Com investimento total de R$ 36,5 mil, o formato home office é o mais em conta, com prazo de retorno de 12 meses e faturamento médio mensal de R$ 80 mil.
Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo.