SEGURANÇA

Fios de alta tensão na via? Veja o que fazer se você estiver na rua ou no carro

Para quem estiver em um carro a indicação é não sair do automóvel, não tocar em partes metálicas e ligar para os Bombeiros; entenda

Bruno Hoffmann

Publicado em 10/01/2024 às 20:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Caminhão do Corpo de Bombeiros / Divulgação/Corpo de Bombeiros

Continua depois da publicidade

Um homem morreu nesta semana após um fio energizado cair sobre o seu carro em uma rua do bairro de Moema, na zona sul de São Paulo. Segundo informações iniciais dos Bombeiros, a morte ocorreu porque a vítima tentou sair do veículo. A orientação nesses casos é se manter no carro para evitar choques fatais ao pisar no chão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná publicou recentemente pelo seu portal uma série de dicas do que fazer ao ver um fio energizado caído sobre uma via pública.

Continua depois da publicidade

Segundo a o órgão, caso um fio de alta tensão caia no solo, independentemente do tipo de pavimento, tem capacidade para energizar uma região em um raio de até 20 metros. Ou seja, deve se mantida uma distância de mais de 20 metros do fio.

Caso esteja em um veículo atingido pela fiação, a indicação é não sair do automóvel, não tocar em partes metálicas e ligar imediatamente para os Bombeiros.

Continua depois da publicidade

Se o veículo sofrer incêndio, a indicação é desembarcar com os dois pés juntos, e caminhar sem distanciá-los até sair da área de tensão de passo – os tais 20 metros. Outra opção é pular em um pé só.

De acordo com o bombeiro o engenheiro eletricista e bombeiro militar do 5º GB Cabo Rafael Freitas, caso alguma pessoa coloque seus pés no chão distantes um do outro, é criada o que se chama de diferença de potencial.

“Isso ocorre porque um pé fica mais próximo do centro do raio, ou seja, o local em que está o fio energizando o solo, e o outro mais distante. Assim, a corrente elétrica transita pelo corpo da pessoa, gerando-lhe graves lesões. A esse cenário hipotético, denominamos Tensão de Passo”, explica o bombeiro.

Continua depois da publicidade

Já segundo o médico Maurício Lemos, do Samu Norte Novo, em declaração ao portal dos Bombeiros do Paraná, a descarga elétrica gera um ferimento de entrada. Dentro do corpo humano, a energia vai transitar e de forma aleatória pode atingir diversos órgãos e tecidos, causando em muitos casos lesões irreversíveis. Se conseguir, a corrente também vai gerar um ferimento de saída.

Para evitar essa situação, há uma série de sugestões que devem ser seguidas, segundo o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. Veja quais:

1. Ao avistar cabos da rede elétrica caídos, mantenha-se distante 20 metros, no mínimo;

Continua depois da publicidade

2. Impeça o tráfego de pessoas pelo lugar, sinalizando com galhos ou outros objetos;

3. Se estiver dentro de um veículo que foi atingido por rede elétrica, não toque nas partes metálicas, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e informe seu endereço;

4. Caso o veículo sofra incêndio, desembarque com os dois pés juntos, e caminhe sem distanciá-los até sair da área de tensão de passo (cerca de 20 metros do fio);

Continua depois da publicidade

5. Outra opção em caso de incêndio é se deslocar saltando com um único pé.

O telefone para emergência dos Bombeiros é 193.

Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/estado/saiba-o-que-fazer-caso-um-fio-energizado-caia-na-rua-ou-sobre-um-carro/1133200

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software