Brasil

Farmácia Popular: Beneficiários do Bolsa Família têm acesso gratuito a medicamentos

Pessoa deve ir à farmácia credenciada com receita, documento de identidade e CPF

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2023 às 10:45

Atualizado em 29/11/2023 às 11:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Programa Farmácia Popular do Brasil é um programa  do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de  medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde / Elza Fiuza/ Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Novidade para os beneficiários do Bolsa Família em Praia Grande. Esse  público passou a ter acesso gratuito a todos os medicamentos  disponíveis pelo Farmácia Popular. A medida foi tomada pelo Ministério  da Saúde, que no segundo semestre desse ano também ampliou as  medicações oferecidas pelo programa e a quantidade de farmácias  credenciadas no Brasil.

Após essa decisão, para retirar o medicamento, o beneficiário do Bolsa  Família de todo o país só precisa ir até uma Farmácia Popular  credenciada e apresentar a receita médica, documento de identificação  e CPF. A receita deve estar dentro do prazo de validade e pode ser  tanto do SUS quanto de serviços particulares. O reconhecimento do  vínculo do beneficiário com o Bolsa Família é feito automaticamente  pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Fazem parte da lista os medicamentos que já são gratuitos para a  totalidade dos pacientes, como os destinados ao tratamento de asma,  hipertensão e diabetes, além dos anticoncepcionais e para osteoporose,  que foram recentemente incorporados no rol de gratuidades. Além  desses, também passam a ser gratuitos aos beneficiários do Bolsa  Família os remédios para o tratamento de diabetes mellitus associada a  doença cardiovascular, dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e  glaucoma.

Outro benefício para esse público é a oferta gratuita de fraldas  geriátricas para os casos de incontinência urinária. Para ter acesso a  esse item na Farmácia Popular, o paciente deve ter idade igual ou  superior a 60 anos ou ser uma pessoa com deficiência. É necessário  apresentar, além dos documentos citados anteriormente, a prescrição,  laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso, no qual  conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva  Classificação Internacional de Doenças (CID).

Farmácia Popular – O Programa Farmácia Popular do Brasil é um programa  do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de  medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de  parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, além  das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode  obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao programa.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software