Famoso creme dental causou reações adversas em alguns consumidores / Foto de Miriam Alonso/Pexels
Continua depois da publicidade
Após o registro de diversas ocorrências de consumidores de janeiro até março desse ano, a Agência Nacional de Vigilância Saniotária (Anvisa) decidiu interditar a comercialização dos cremes dentais da linha Colgate Clean Mint.
A agência informou ter ciência de 13 casos de reações adversas das pastas de dente citadas entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025. Os principais relatos são de inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa da boca, sensação de ardência na gengiva e garganta, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.
Continua depois da publicidade
A Colgate confirmou que mudou recentemente a fórmula de alguns de seus cremes dentais, como o Total Prevenção Ativa, que substitui o Total 12. O fluoreto de sódio deu lugar ao fluoreto de estranho, mas a empresa garante que essa modificação é segura aos consumidores.
Ela diz, ainda, que exaustivos testes foram realizados, inclusive com consumidores brasileiros, antes da troca da composição acontecer, e que tudo ocorreu bem, sem intercorrências, mas entende que uma pequena minoria pode ter reações desconfortáveis a algum ingrediente, como ocorre em qualquer produto.
Continua depois da publicidade
A interdição da linha Colgate Clean Mint é cautelar e tem, inicialmente, duração de 90 dias.
A empresa pode recorrer.
O espaço segue aberto para novas manifestações da marca, se assim a mesma julgar necessário.
Continua depois da publicidade
E ainda falando de marcas famosas de creme dental, o que aconteceu com a Kolynos, sucesso no país nos anos 90?