Brasil
Grupos de Whatsapp e outras redes sociais voltaram a dar destaque ao assunto, que surgiu a 1ª vez em novembro de 2022
O presidente Lula / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Em novembro de 2022 uma fake news circulou entre milhares de aparelhos celulares através de grupos e correntes de transmissão nas redes sociais: o presidente Lula teria morrido e foi substituído por um sósia que usa máscara de silicone idêntica ao seu rosto, inclusive com traços e expressões faciais. Agora, em fevereiro de 2024, a desinformação voltou a ganhar um pouco de fôlego em grupos no Whatsapp.
As postagens afirmam que o presidente Lula estaria morto e que foi substuído pelo Partido dos Trabalhadores (PT) por um sósia que usa máscara de silicone idêntica ao seu rosto, com riqueza de detalhes e expressões faciais.
Continua depois da publicidade
O absurdo da notícia falsa cita vídeos em que o suposto sósia de Lula aparece discursando ao final do dia e a máscara de silicone começa a se desprender do seu rosto. "São 3 sósias espalhados", diz um dos internautas, que parece acreditar na história.
Em um dos vídeos Lula teria aparecido em uma entrevista com todos os dedos da mão. "Não prestaram atenção neste detalhe, o sósia não era tão perfeito", diz a publicação.
Continua depois da publicidade
Veja a imagem abaixo de uma das postagens:
O site boatos.org desmentiu a "notícia" afirmando que o vídeo em questão foi espelhado, ou seja, a mão direita ficou como esquerda, tanto que até a logo da emissora que transmitia a coletiva ficou invertida no alto da tela.
Continua depois da publicidade
A publicação termina dizendo que a farsa estaria perto de ser descoberta, e que Bolsonaro reassumiria a presidência assim que isso ocorresse.
Lula esteve recentemente em Santos anunciando uma série de verbas e ações voltadas ao Porto, e o DL conferiu que ele só tinha 9 dedos.
Continua depois da publicidade