DIA DOS PROFESSORES

Evento da Bancada no Congresso busca valorização da educação

Valorização da categoria e justiça para o país passam pelo caminho da Educação, reforça evento em comemoração ao Dia dos Professores

Letícia Maria, de Brasília

Publicado em 19/10/2023 às 14:47

Atualizado em 19/10/2023 às 17:53

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Comemorar o professor é garantir qualidade de vida, estabelece Termo de Compromisso / Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Continua depois da publicidade

Em comemoração ao dia dos professores (15), a Bancada da Educação no Congresso Nacional assinou, na última terça-feira (17) um “Termo de Compromisso pela Valorização dos Professores”. O objetivo é promover que espaços físicos de escolas, que os profissionais recebam melhores salários, e que também haja a promoção da saúde física e mental dos educadores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Governo Tarcísio propõe PEC para reduzir investimentos na Educação

“Além da homenagem [ao Dia dos Professores], o evento de hoje foi um compromisso concreto para mudar o cenário atual da educação brasileira", declarou a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Educação.

Formada em 2019, a Frente é conhecida como Bancada da Educação e dela participam 200 parlamentares. A missão do deputados e senadores é defender a qualidade da educação pública por meio do parlamento.

Continua depois da publicidade

As conquistas mais recentes da Bancada foram a garantia de que o Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) fosse retirado do Arcabouço Fiscal aprovado pelo Congresso e a aprovação do projeto que garante a política de Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais de Educação. 

Os parlamentares também conseguiram aprovar a nova Lei de Cotas nas Universidades Federais, Projeto de Lei (PL) 5.384, de 2020. A relatora foi a deputada Maria do Rosário (PT-RS), e em 9 de agosto seguiu para a análise do Senado Federal.

Outros parlamentares discursaram no evento. “Trata-se de respeito, de apoio e garantia para que eles tenham ferramentas e recursos necessários para essa função tão importante que é a de educar”, disse a deputada Professora Goreth (PDT-AP). Para ela, é papel dos deputados pressionar para que a carreira de professor seja mais valorizada, avance e seja mais reconhecida.

Continua depois da publicidade

“Essa solenidade marca de forma muito simbólica o compromisso da frente parlamentar com a educação brasileira, que necessariamente precisa superar os desafios das formações inicial e continuada e também da carreira profissional e das condições de trabalho”, lembrou a deputada Socorro Néri (PP- AC), falando sobre os avanços que o País precisa enfrentar.

Ao evento, compareceram ainda a deputada Ana Pimentel (PT-MG), com representantes do MEC (ministério da Educação), da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), e da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Para que os professores sejam valorizados 

Continua depois da publicidade

É o compromisso do indicador lançado no evento pelo Instituto Península. O Indicador de Valorização de Professores (IVP) pretende entender o mecanismo utilizado pela sociedade, e pelos próprios profissionais da educação básica, para valorização do magistério.

O IVP, na apuração deste ano, detectou que somente 26% dos brasileiros confiam que os professores sejam valorizados. E que 20% dos professores se sentem assim.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software