SAÚDE BUCAL
Ao tentar clarear os dentes, internauta usou tinta de parede e postou a 'dica' na internet; em entrevista à Gazeta e ao Diário, dentista condenou o ato e deu dicas sobre saúde bucal
internauta usou tinta de parede e postou a 'dica' na internet, internauta usou tinta de parede e postou a 'dica' na internet e dentista condenou o ato e deu dicas sobre saúde bucal / Reprodução
Continua depois da publicidade
Através de suas redes sociais, um jovem gravou um método que supostamente clareia os dentes. O método ganhou notoriedade por usar tinta branca de parede. Mas, segundo a dentista Camila Egan, em entrevista para a Gazeta e o Diário, o procedimento é perigoso e ineficaz. Além disso, a profissional explicou sobre saúde bucal, estrutura e clareamento dos dentes.
Existem realmente produtos que clareiam os dentes?
Continua depois da publicidade
“O clareamento dental ‘caseiro’ realmente tem sido alvo de muitas tentativas falhas nos últimos anos. Os profissionais de odontologia têm presenciado escovação com carvão ativado, branqueamento com caneta mágica, pintura com esmalte e tinta de parede que prometem clarear”, explicou a dentista à Gazeta e ao Diário.
Entretanto, a especialista apontou que após a prática usada através desses produtos as pessoas têm uma falsa sensação de clareamento. Pois para conseguir esse clareamento, esses produtos têm um alto teor de toxicidade e fazem mal ao organismo humano, além do prejuízo ao tecido dental e gengival.
Continua depois da publicidade
Porque esses produtos “clareiam” os dentes?
“Como visto, um homem passou tinta de parede nos seus dentes para trazer uma ação clareadora e isso é realmente uma irresponsabilidade enorme, pois a acidez das substâncias encontradas nesse produto agridem diretamente grande parte da mucosa da cavidade bucal, como língua, bochecha, gengiva, palato (mais conhecido como céu da boca)”, ressaltou a profissional de saúde.
A especialista explicou que a composição dos dentes em contato com este produto deteriora a primeira camada da estrutura dental, o esmalte. Segundo a dentista, o esmalte é uma das principais estruturas do dente, pois ela é responsável pela proteção deles. A perda dessa estrutura é irreversível.
Continua depois da publicidade
Além de ser a estrutura mais resistente, o esmalte, também é o tecido mais mineralizado do corpo humano, sendo constituído por 90% de minerais ( zinco, magnésio e cobre) e 10% de água.
Qual malefício irá trazer para minha saúde geral?
“Além da toxicidade dos produtos, a composição destas tintas e produtos têm alto teor de metais pesados como o chumbo, que pode causar problemas ósseos, sanguíneos, renais e no sistema nervoso, além do prejuízo ao tecido dental e gengival”, explicou a Camila Egan à Gazeta e ao Diário.
Continua depois da publicidade
Ela também pontuou que ao entrar em contato com as substâncias presentes na tinta, os dentes podem entrar em degradação, causando sensibilidade extrema, fragilidade e manchamento.
Como posso clarear meus dentes de maneira segura?
“Para um clareamento ideal, seguro e duradouro é indispensável a consulta e orientação com o cirurgião dentista, o qual irá avaliar o melhor método de clareamento para você e irá acompanhar seu tratamento. Temos que cuidar mais cautelosamente da nossa dentição, pois dentes são órgãos”, finalizou a dentista.
Continua depois da publicidade
*Assistente de Redação, sob supervisão de Matheus Herbert