No dia 12 de junho é comeorado no Brasil o dia dos namorados, mas no resto do mundo a comemoração é em 14 de fevereiro / Freepik
Continua depois da publicidade
O Dia dos Namorados no Brasil é nesta segunda-feira, 12 de junho, e é nesta data que as promoções de casal em restaurantes e hotéis acontecem a todo vapor. Mas a festividade é única do Brasil, no resto do mundo o Dia dos Namorados, ou dia de São Valentim, é comemorado no dia 14 de fevereiro.
A Gazeta e o Diário explica o porquê da data ser comemorada em dia diferente no resto do mundo. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
Dia de São Valentim no mundo:
A festa de Valentine’s Day geralmente é associada a São Valentim, um santo católico. De acordo com o professor de história antiga da UFRPE, Uiran Gebara da Silva, a festividade não nasceu assim.
Continua depois da publicidade
"É preciso diferenciar a celebração do dia do santo da celebração moderna que associou este dia com o Dia dos Namorados. Com a inclusão de São Valentim entre os santos da Igreja no século V, foi oficializada a celebração do seu martírio, a partir daí no dia 14 de fevereiro. Já a associação desse dia com o 'amor romântico' acontece só no final da idade média, num contexto de desenvolvimento de práticas de corte (e literárias) no seio das aristocracias europeias. Essa associação vai ficar latente na cultura erudita e literária até ser resgatada pelo romantismo do final do XVIII, garantindo a simbologia para a efetiva invenção de um dia dos namorados no século XIX.", explicou.
Dia dos Namorados no Brasil:
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, isso porque é um dia antes do dia de Santo Antônio, conhecido como o "santo do casamento". Muitas pessoas solteiras nesta data realizam rituais populares, chamados de simpatias, para encontrar um bom parceiro. É também nesta data que os casais trocam presentes, chocolates, cartões e buquês de flores.
Continua depois da publicidade
A data popularizada a partir de 1949 por João Doria, pai do ex-governador João Doria, foi criada após uma loja de departamento paulistana procurar o publicitário para vencer a dificuldade de vendas durante o mês de junho, então um dos menos lucrativos para o comércio.
A Gazeta e o Diário conversou com o empresário Kaue Freire dos Reis que, explicou como a venda nesta data impacta positivamente o comércio.
"O Dia dos Namorados é uma data muito importante para o varejo e hoje com a opção de compra on-line ficou muito mais simples para um casal se presentear, porém enxergo que no varejo físico a alta de vendas é muito maior pois no Brasil o hábito de consumo, principalmente em datas comemorativas, é deixar para comprar presente encima da hora. Então aquelas lojas que tem espaço físico com estoque disponível nesse momento ganha bastante volume de vendas."
Continua depois da publicidade
Outro motivo para o Dia dos Namorados não ser comemorado em 14 de fevereiro é porque geralmente é muito próximo ao Carnaval brasileiro, que pode pode variar em cair do início de fevereiro ao início de março.
*Estagiária, sob supervisão da redação