Brasil

Defesa Civil diz que ciclone bomba não vai causar problemas e desmente fake news

Algumas páginas em redes sociais deixaram as pessoas preocupadas

Jeferson Marques

Publicado em 09/11/2024 às 12:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ciclone bomba se formará longe da costa / Foto de Ahmed Zaki/Pexels

Continua depois da publicidade

Sim, um ciclone bomba vai se formar no oceano próximo ao Sul do Brasil na próxima terça-feira, dia 12. Porém, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, essa formação será muito, mas muito distante da área urbana, e não oferecerá nenhum risco, ao contrário do que algumas páginas nas redes sociais publicaram.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro também na terça, e ela deve ser a responsável por chuvas moderadas a fortes com granizo e ventos de até 70 km/h. Todavia, segundo a própria Defesa Civil, sua intensidade não será extrema e seu tempo de duração, curto.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Há 20 anos, primeiro e único ciclone devastava cidade litorânea; relembre

• Imagens da Nasa mostram ciclone Akará no sul do país

Confira a nota da Defesa Civil:

Na próxima terça-feira (12), os modelos meteorológicos indicam a formação de um ciclone próximo ao Sul do Brasil. No entanto, a previsão não aponta para riscos relacionados a esse sistema, já que ele se formará a centenas de quilômetros de distância, em alto mar. Em Santa Catarina, a previsão é de que a atuação de uma frente fria seja o principal fenômeno, com passagem rápida pelo estado e condições para temporais isolados, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

É importante destacar que ciclones são comuns na região, mas os impactos dependem da posição e intensidade. Eles podem variar desde tempestades fortes e ventos intensos até chuvas mais brandas e ventos moderados.

Continua depois da publicidade

Uma das categorias de ciclones é o “ciclone bomba”, que ocorre quando há uma queda brusca da pressão atmosférica num período de 24 horas. Contudo, a formação prevista para terça-feira está distante do continente e, embora existam algumas incertezas, as probabilidades de se tornar um ciclone bomba são baixas. Assim, não há expectativa de riscos significativos para Santa Catarina.

Inúmeras fake news surfaram na onda desse ciclone bomba, por isso a importância de esclarecer as coisas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software